sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Qual é a Saudação e o Cumprimento escutista?

A saudação escutista faz-se levantando a mão direita, de palma para a frente, com o polegar apoiado na unha do dedo mindinho e os outros dedos apontados para cima. Os três dedos lembram ao escuteiro os três artigos da promessa*. O dedo polegar sobre o dedo mindinho é interpretado como a afirmação de que os escuteiros estão conscientes de que o mais forte protege o mais fraco.

* Prometo pela minha honra e com a graça de Deus fazer todos os possíveis por:
• Cumprir os meus deveres para com Deus a Igreja e a Pátria
• Auxiliar o meu semelhante em todas as circunstâncias
• Obedecer à lei do escuta

Os escuteiros cumprimentam-se apertando a mão esquerda, entrelaçando os dedos mindinhos. O cumprimento é feito com a mão esquerda para deixar a mão direita livre para fazer a saudação e porque é a mão do lado do coração, que é o símbolo da amizade. Os dedos mindinhos entrelaçados permitem um aperto de mão mais forte, sinal de maior união, e simbolizam um abraço trocado entre escuteiros como sinal de profunda amizade.

Os guerreiros seguravam o escudo na mão esquerda e quando cumprimentavam um outro guerreiro faziam-no com a mão esquerda, afastando o escudo, ficando, portanto, desprotegido. Este também era um sinal de confiança e de lealdade para com a pessoa que se estava a cumprimentar.

Sem comentários: