segunda-feira, 12 de setembro de 2011

O Barramento EV6

Todos os componentes do computador, incluindo o barramento PCI, AGP, memória RAM, etc. estão ligados ao chipset, que funciona como uma espécie de intermediário entre o processador e os demais componentes. Se for preciso aceder a algum dado na memória RAM por exemplo, o processador irá entrar em contato com o chipset, e este irá buscar o dado na memória e devolvê-lo ao processador.

No Pentium III, o barramento de comunicação entre o processador e o chipset se chama GTL+ e, opera à frequência da placa mãe, a 100 ou 133 MHz, dependendo do modelo do processador.

Como o barramento GLT+ é uma arquitetura proprietária da Intel, a AMD optou por licenciar o barramento EV6 desenvolvido pela Alpha Digital. O EV6 também trabalha na mesma frequência da placa mãe (que atualmente também pode ser de 100 ou 133, dependendo do modelo de Athlon utilizado) mas permite duas transferências de dados por ciclo, o que na prática resulta em uma performance equivalente à de um barramento operando a 200 ou 266 MHz.

As duas transferências de dados por ciclo do bus EV6 permitem que os processadores Athlon e Duron tirem proveito das memórias DDR, que também realizam duas transferências por ciclo.

Actualmente o Athlon também suporta multiprocessamento, e é justamente neste ramo que o Bus EV6 mostra para o que veio.
Imagine um sistema onde temos dois processadores Pentium III trabalhando em SMP. Os 4 processadores estão espetados na mesma placa mãe e consequentemente conectados ao mesmo chipset. O bus GTL+ é um barramento compartilhado, isto significa que o mesmo barramento de 100 ou 133 MHz será compartilhado pelos dois processadores. Isto significa que apenas um dos quatro processadores poderá usar o barramento de cada vez. Se um precisar de aceder a um dado na memória e outro precisar enviar dados para a placa de vídeo, o segundo terá que esperar que o primeiro termine a sua tarefa antes de poder iniciar a sua. Isto causa uma grande perda de tempo e diminui o desempenho do sistema conforme mais processadores vão sendo adicionados, uma possibilidade permitida pelo Pentium III Xeon.

O EV6 por sua vez, é um barramento ponto a ponto. Nele, cada processador tem seu barramento exclusivo de comunicação com o chipset. Isto permite que num sistema com vários processadores Athlon trabalhando em paralelo, cada um possa aceder aos demais componentes do computador no momento em que precisar, sem ter que esperar pela sua vez. Outra vantagem é que usando comunicação ponto a ponto entre os processadores e o chipset o nível de ruído electromagnético passa a ser mais baixo, mais uma vantagem do ponto de vista da performance.

in Manual de Hardware Completo
de Carlos E Marimoto

Sem comentários: