domingo, 25 de setembro de 2011

Indignai-vos

Como associado do INATEL, recebo mensalmente a revista "Tempo Livre".

Na sua edição n.º 229, de Setembro 2011, a revista trazia na 'Coluna do Provedor', um artigo sobre Stéphane Hessel, de 93 anos, herói da Resistência francesa, sobrevivente dos campos de concentração nazis e um dos redactores da Declaração Universal dos Direitos do Homem.

Hessel é o célebre autor do livro "Indignai-vos", que vendeu em França, em apenas cinco meses, um milhão e meio de exemplares.

É desse livro o seguinte extracto:

"Actualmente, está a ser posta em causa toda a base das conquistas sociais da Resistência. Mas como é possível que actualmente não haja verbas para manter e prolongar estas conquistas, quando a produção de riquezas aumentou consideravelmente desde a Libertação, quando a Europa estava arruinada?
Apenas porque o poder do capital, nunca foi tão grande, insolente, egoísta, com servidores próprios até nas mais altas esferas do Estado.
O fosso entre os mais pobres e os mais ricos nunca foi tão grande; e a corrida ao capital e a competição nunca foram tão incentivadas:
Dizemos-lhe: revezai-os e indignai-vos! Os responsáveis políticos, económicos, intelectuais e a sociedade em geral não podem desistir, nem deixar-se impressionar pela actual ditadura internacional dos mercados financeiros, que ameaça a paz e democracia. Desejo a todos, cada um de vós, que tenham o vosso motivo de indignação."

Será que esta mensagem se aplica unicamente a França? Ou será que a crise que atravessamos não terá na sua essência as mesmas razões? 

Temos um custo de vida que para a maioria dos cidadãos ultrapassa os seus rendimentos, temos subidas quase diárias dos combustíveis e das taxas de juros bancários, mas vemos a GALP a ter lucros recordes e os bancos a terem substanciais lucros anuais, que por sua vez são sujeitos a taxas de impostos muito inferiores aos suportados pelos rendimentos do cidadão comum...

Será que Hessel tem razão e a única solução será INDIGNAR-NOS???

Sem comentários: