sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Mas afinal o que é uma patrulha?

Uma Patrulha é um grupo de rapazes e raparigas, entre 4 e 8 pessoas, de diferentes idades, que constituem um pequeno grupo dentro do Grupo Explorador. Cada Grupo deve ter no máximo 5 Patrulhas e no mínimo 2.
A Patrulha tem o nome de um animal, designado por Totem de Patrulha, que é escolhido pelas suas características e com as quais todos os elementos da patrulha se identificam. Esse animal aparece na Bandeirola da Patrulha, o seu som é usado pelos elementos em jogos, reuniões e para se chamarem uns aos outros (Grito de Patrulha) e as suas características servem ainda de inspiração para se criar um Lema ou Divisa de Patrulha (Ex: Patrulha Cão - Sempre fiéis).
Cada Patrulha deve ainda possuir o seu Livro de Ouro, onde vai guardando a sua história ao longo dos anos.

Na Cabana (sede do Grupo), a Patrulha deve ter o seu Canto de Patrulha, decorado pelos seus elementos, onde se reúnem e onde estão guardados os seus materiais e troféus. 
Dentro da tua patrulha vais ver que todos têm um cargo a desempenhar: há quem seja o Secretário, Tesoureiro, Guarda de Material, Animador, Socorrista, Cozinheiro, Relações Públicas Repórter, Ambientalista ou Treinador.
Também tu vais ser chamado a desempenhar um cargo dentro da tua Patrulha e deves fazer o possível por aprender a desempenhá-lo bem, pois os outros elementos contam contigo para ajudares sempre no que for preciso. Não precisas de ter receio de não saber fazer. Todos te devem dar uma ajuda, desde os elementos da tua Patrulha aos mais velhos da equipa de animação.
Dentro da tua patrulha há ainda dois elementos que têm uma grande obrigação de te ajudar em tudo o que precisares: o Guia de Patrulha e o Sub - Guia de Patrulha.

Normalmente são Exploradores já mais velhos e mais experientes. O Guia deve dirigir e animar a Patrulha e o Sub - Guia ajuda-o em todas as tarefas necessárias ou substitui-o quando o Guia não está.
Os Guias de Patrulha devem também transmitir a opinião e as ideias da sua Patrulha aos restantes Guias e ao Chefe.

Ao longo de um ano escutista vais viver várias Aventuras, que é o nome dado às actividades dos Exploradores. Uma Aventura é um conjunto de momentos e iniciativas que se desenvolvem ao longo de vários fins-de-semana de actividades (reuniões, angariação de fundos, dinâmicas, acampamentos, jogos, ateliers,…).

Sem comentários: