terça-feira, 12 de junho de 2012

Calandrella rufescens, Calhandrinha-das-marismas

Taxonomia
Aves, Passeriformes, Alaudidae.
 
Tipo de ocorrência
Residente.
 
Classificação
CRITICAMENTE EM PERIGO - CR
Fundamentação: Espécie que apresenta uma população muito reduzida (inferior a 250 indivíduos maturos) estando todos os indivíduos concentrados numa única subpopulação; a sua tendência populacional é desconhecida, admitindo-se que possa estar a sofrer declínio continuado. Admite-se que pode ter sofrido nos últimos 10 anos uma acentuada redução populacional (igual ou superior a 80%), atendendo à tendência de declínio registada para a área de ocupação e qualidade do habitat, e que as causas dessa redução não tenham cessado, podendo vir a sofrer no futuro próximo uma redução dessa ordem de grandeza.

Distribuição
Distribui-se de forma alargada nas regiões secas e semi-desérticas do Paleárctico, desde o Arquipélago Canárias, a oeste, até à Manchúria, a leste (Hagemeijer & Blair 1997).

Em Portugal, ocorre exclusivamente numa área muito restrita (inferior a 14 km2) maioritariamente localizada na Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António.

População
A população nacional foi estimada em 70-76 casais (Leitão 2003). Não existe informação concreta sobre a tendência populacional da espécie.

Em termos de estatuto de ameaça a nível da Europa, a espécie é considerada Em Declínio, apresentando um declínio continuado moderado (BirdLife International 2004).

Habitat
Sapais secos com vegetação herbácea e arbustiva com uma cobertura de arbustos entre 10 e 60%. 

Habitat ideal com cobertura arbustiva próxima dos 30% e uma altura inferior a 50 cm (Leitão 2003).

Factores de Ameaça
Abandono agrícola e pastoril dos sapais secundários. Predação de posturas e ninhadas por raposas e cães assilvestrados.

Medidas de Conservação
Mobilização periódica (em intervalos nunca inferiores a 3 anos), mas fora do período reprodutor (Abril a Junho), de alguns sapais de modo a evitar o desenvolvimento excessivo dos arbustos.

Manutenção de pastoreio por gado bovino, com baixo nível de encabeçamento (<0,5 CN/ha).

Instalação de vedações para evitar acesso de predadores aos locais de nidificação e controle de cães e gatos assilvestrados. Medidas de conservação mais detalhadas em Leitão (2003).

Notas
A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves elaborou estratégia (Leitão 2003) para a conservação dos sapais que albergam a população desta espécie.
in Livro Vermelho dos Vertebrados

Sem comentários: