quarta-feira, 6 de junho de 2012

Inspecção de Gilwell

HISTÓRICO
Desde os primórdios do escutismo que as inspecções fazem parte de seu Método Educativo, quer seja como colaborador na formação do carácter, no desenvolvimento do garbo e da disciplina ou até como factor organizacional.

Pelo seu nome "Inspecção de Gilwell" podemos dizer: 
Que são as inspecções com características daquelas utilizadas e formuladas em Gilwell Park  (consideradas por muitos como "a Meca ou o Norte" do Escutismo).

Todos os Cursos Avançados em Gilwell Park eram elaborados e executados com inúmeras peculiaridades que colaboravam para a formação dos adultos, dando suporte ao seu trabalho educativo. Uma destas peculiaridades seriam as Inspecções, um mecanismo muito utilizado por Baden-Powell para enfatizar alguns dos aspectos comentados no início deste texto.

Habitualmente ouvimos inúmeros outros termos como referência para estas inspecções, e adoptando o nome de Inspecção de Gilwell a muitas coisas que não fazem parte dela, contudo, não temos o intuito de engessar o seu conteúdo, prendendo-se apenas no passado, mas norteando os nossos campistas e aventureiros naquilo que seja realmente pertinente e importante para o processo educativo do jovem.

Objectivos Educativos

Como elemento de apoio educacional é utilizado no Método escutista e no Programa de Jovens, trabalhando alguns temas, tais como:

a. Ajudando a trabalhar a higiene pessoal e do ambiente em que vive;
b. Evidenciando o garbo e a disciplina, requeridos na preparação e durante a actividade;
c. Trabalhando a união e a cooperação colectiva, vividos pelos jovens integrantes da pequena comunidade (patrulha);
d. Motivando a criatividade, democracia e as actividades físicas:
e. Criando hábitos, introduzindo noções e estabelecendo medidas.

CARACTERÍSTICAS

As inspecções servem para conferir e aprimorar requisitos de higiene, manutenção e arrumação durante acampamentos e similares. Porém podem ser empregadas na sede ou no canto de patrulha, com a finalidade de instrução ou averiguação dos equipamentos à guarda da Patrulha.

São destinadas principalmente aos Exploradores e Pioneiros e devem ser praticadas também nos cursos oferecidos aos Dirigentes para aprimorar os seus conhecimentos.

A Inspecção deve ser positiva e bem feita, sem sensibilidades, porém, com uma atitude delicada para não ofender ou ferir. Também deve ser imparcial e progressiva.


Se há número suficiente de pessoas na Equipe de Dirigentes, distribua entre eles partes ou itens da inspecção, por exemplo: inspecção das pessoas (uniformes, aspecto, higiene), cozinha, barracas, material individual, construções e etc.
adaptado do "Manual do Curso Técnico do Ramo Escoteiro"
da União de Escoteiros do Brasil

Sem comentários: