quinta-feira, 21 de junho de 2012

Memórias EDO

As memórias EDO foram criadas em 1994, e trouxeram mais uma melhoria significativa no modo de acesso aos dados. Além de ser mantido o “modo de acesso rápido” das memórias FPM, foram feitas algumas modificações para permitir mais um pequeno truque, através do qual um acesso aos dados pode ser iniciado antes que o anterior termine, permitindo aumentar perceptivelmente a velocidade dos acessos. O novo modo de acesso permite que as memórias EDO trabalhem com tempos de acesso de apenas 5-2-2-2 numa motherboard com Bus de 66 MHz, um ganho de 25%.

Apesar de já ultrapassado, este tipo de memória é fabricado em velocidades de 70, 60 e 50 nanosegundos, com predominância dos módulos de 60 nanosegundos. As memórias EDO são encontradas em módulos de 72 vias, existindo também alguns casos raros de memórias EDO na forma de módulos DIMM.

As melhorias na arquitectura das memórias EDO tornaram-nas incompatíveis com motherboard's equipadas com chipsets mais antigos. Basicamente, apenas as
motherboard's para processadores Pentium e algumas motherboard's para 486 com slots PCI (as mais recentes) aceitam trabalhar com memórias EDO. Existem também placas “tolerantes” que funcionam com memórias EDO, apesar de não serem capazes de tirar proveito do modo de acesso mais rápido, e finalmente, as motherboard's incompatíveis, que nem chegam a inicializar caso sejam instaladas memórias EDO. 

Todos os módulos de 30 vias são de memórias FPM, enquanto (com excepção de alguns módulos antigos) todos os de 168 vias são de memórias SDRAM. A confusão existe apenas nos módulos de 72 vias, que podem ser tanto de memórias EDO quanto de memórias FPM. Para saber quem é quem, basta verificar o tempo de acesso. Todos os módulos de memória trazem os seus dados estampados nos chips, na forma de alguns códigos; o tempo de acesso é indicado no final da primeira linha. Se ela terminar com –7, -70, ou apenas 7, ou 70, o módulo possui tempo de acesso de 70 nanosegundos. Se por outro lado a primeira linha terminar com –6, -60, 6 ou 60 o módulo é de 60 nanosegundos.

Como quase todos os módulos de 70 nanosegundos são de memórias FPM, e quase todos os módulos de memórias EDO são de 60 nanosegundos, você pode usar este método para determinar com 95% de certeza o tipo de memória usada.
in Manual de Hardware Completo
de Carlos E Marimoto
 

Sem comentários: