Depois de captarmos algumas fotos gerais da doca, fomos fotografar para uma zona com linhas de caminhos-de-ferro. Adoptámos uma perspectiva baixa, rente ao solo, para destacar o primeiro plano e os próprios comboios, atrás.
Variámos as exposições manualmente (+/-EV), em vez de confiarmos no modo de exposição automático da câmara, de forma a captarmos algum movimentos das nuvens. Definimos o modo de Prioridade à abertura e escolhemos f/16 para garantirmos uma profundidade de campo razoável. Depois da compensação da exposição para obter uma série de sete fotos sub e sobreexpostas. Usámos ainda um tripé e um cabo disparador, fazendo pausas entre os disparos para reduzir ao máximo a trepidação.
Abdicar da cor
O efeito de HDR também funciona muito bem com imagens a preto-e-branco. Não obstante as cores vibrantes da nossa imgem, o aspecto vintage da versão monocromática agradou-nos. Uma simples conversão no Photoshop permitiu realçar os tons negros e cinzentos em toda a cena.
Fotos sub e sobreexpostas do comboio. A sua combinação foi obtida através de um software de HDR.
in O Mundo da Fotografia Digital - Julho 2010
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