sexta-feira, 22 de junho de 2012

HDR com uma só foto

Adorava explorar o efeito de alta gama dinâmica, mas não fez as várias exposições?
Mostramos-lhe como poderá aplicá-lo a uma única foto, usando o Photoshop.

Se gosta do efeito de HDR, mas não captou as múltiplas exposições da cena que pretende trabalhar, saiba que, ainda assim, pode obter bons resultados. Se fotografar em RAW, pode recorrer ao Adobe Camera Raw para criar diferentes exposições da imagem à posteriori. Depois só precisará de combiná-las no Photomatix Pro, ou outro programa de HDR - descubra também as novas opções do Photoshop CS5.

Termine com pequenos ajustes no Photoshop, para melhorar o contraste. 
1. SUBEXPOSIÇÃO
Abra a sua fotografia original, correctamente exposta, no Adobre Camera Raw. No separador Exposure, digite -2 para subexpor a imagem em dois valores de exposição (stops). Isto irá escurecer substancialmente os tons, garantindo o máximo de detalhes nas altas luzes. Guarde a imagem no computador. 
2. SOBREEXPOSIÇÃO
Repita o passo anterior mas desta vez digite +2 no separador Exposure, para garantir que todos os detalhes nas sombras são evidenciados. Guarde também esta imagem no seu computador. Para além disso, guarde uma nova versão da foto original não editada - ainda irá precisar dela! 
3. FUNDIR AS IMAGENS
No Photomatix, siga as instruções no ecrã para combinar as três exposições numa única imagem, como faria com uma foto HDR obtida a partir de várias exposições. Por fim, abra a imagem no Photoshop e aplique os ajustes finais necessários para melhorar a sua imagem de "HDR".
in O Mundo da Fotografia Digital - Julho 2010

Sem comentários: