sábado, 16 de junho de 2012

Fundir as exposições

As imagens com diferentes exposições podem ser fundidas num software de HDR, como o Photomatix Pro. Explicamos-lhe como conseguir fotos cheias de detalhes usando esta aplicação.

Agora que já domina a arte de captar uma mesma cena com várias exposições, só falta descobrir como combiná-las numa única imagem de alta gama dinâmica.

Nós utilizámos o Photomatix Pro 3. À partida, a quantidade de botões e ponteiros deslizantes pode parecer assustadora, mas na verdade o processo de edição é bastante mais simples do que aparenta! Para se certificar da qualidade da imagem final mantenha-se atento ao histograma, à medida que realiza dos ajustes - verifique se a distribuição dos tons no gráfico se mantém equilibrada. O truque é ir trabalhando com os ponteiros até alcançar o resultado que deseja.

Acompanhe o passo a passo que se segue para saber como obter fantásticas imagens de HDR. 

1. CARREGAR AS SUAS IMAGENS
Para criar a sua imagem de alta gama dinâmica, abra o Photomatix Pro 3 e clique no botão Generate HDR Image, que surge em seguida. Na nova janela, clique em Browse e localize a pasta com a sua sequência de exposições. Seleccione todas as imagens e clique en OK. 
2. GERAR A IMAGEM DE HDR
Mesmo que use um tripé, vale a pena clicar no botão Align Source Images (alinhar imagens de origem) e, neste caso, activar também By Matching Features. Active as restantes opções da caixa Generate HDR e, em Attempt To Reduce Ghosting Artefacts, seleccione Background Movement. Em seguida clique em Generate HDR. 

3. PRÉ-VISUALIZAÇÃO
Antes de aplicar as alterações de mistura tonal, verá uma pré-visualização da imagem de HDR. Nesta fase não precisará de se preocupar com o aspecto - ao arrastar o cursor pela imagem, os tons surgirão na janela de pré-visualização. Clique em Tone Mapping para começar a ajustar a imagem e a criar o efeito de alta gama dinâmica que pretende. 

4. COMBINAÇÃO DE TONS
Verifique o histograma - os tons devem estar concentrados no centro, sem áreas destacadas nas altas luzes e nas sombras. Defina Strength para 89, Colour Saturation para 64, Luminosity para 10, Light Smoothing para Med/High, Microcontrast para 5, White Point para 0.006, Black Point para 0.001 e Gamma para 1. 

5. ABRIR NO PHOTOSHOP
Clique em Process e guarde o ficheiro como TIFF de 8 bits. Abra a imagem no Photoshop Elements e ajuste os tons em Levels - faça coincidir os ponteiros laterais com as respectivas extremidades do gráfico. Para aclarar os meios-tons, vá a Enhance»Adjust Colour»Colour Curves e aumente Increase Midtone Brightness. 
6. RETOQUES FINAISSeleccione a ferramenta Burn e um pincel grande e suave. Defina Exposure para 5% e Range para Shadows. Passe o pincel no primeiro plano. Crie uma nova camada de Hue/Saturation e, em Edit, defina Reds para 30 e Blues para 20. Vá a Enhance»Ajust Sharpness e configure Amount para 65% e Radius para 1.5.
in O Mundo da Fotografia Digital - Julho 2010

Sem comentários: