segunda-feira, 25 de outubro de 2010

O Nosso Objectivo

No Exército temos alguns pontos que almejam o treinamento de nossos homens, mas ao longo dos anos os passos do treinamento se tornaram tão absorventes e importantes que em muitos casos a visão do objectivo se perdeu.
Por exemplo, veja o exercício da espada. Neste, vários recrutas são instruídos no uso da espada para se tornarem bons esgrimistas. Eles são colocados em uma quadra e treinados para permanecer em certas posições e desenvolver certos ataques, defesas e esquivas, conforme um plano estabelecido. Tão logo façam isto com perfeição em conjunto – e isso é trabalho de meses para conseguir – são declarados eficientes espadachins, mas não podem enfrentar um inimigo mais do que minha botina. O objectivo da instrução foi negligenciado pelo desenvolvimento dos passos em si. 
Espero que este mesmo engano nunca seja cometido por nós nos Escuteiros. Nós temos sempre que manter nosso grande objectivo diante de nós e fazer nossos passos conduzirem a ele. O objectivo é fazer de nossa raça uma nação de trabalhadores energéticos e capazes, bons cidadãos, seja para a vida na Inglaterra ou ultramar.
O melhor princípio para este fim é conseguir com que os jovens aprendam por eles mesmos dando-lhes um currículo atraente, em lugar de martelá-los com alguma forma de instrução de “moer os ossos”. Temos de lembrar que a maioria dos jovens estão cansados com horas de escola ou seminário, e o nosso treinamento deve, portanto, ser em forma de recreação e ao ar livre sempre que possível.
Esse é o objectivo de nossos distintivos e jogos, nossos exemplos e padrões.

Se você ler do princípio ao fim o Scouting for Boys mais uma vez, com o Grande Objectivo diante de você, verá o significado mais claramente.
E o grande objectivo significa não só a prática de “contribuir e fazer” com seus próprios dirigentes, mas também com outras organizações que trabalham no mesmo sentido.

Em um grande movimento para um grande objectivo não há lugar para pequenos esforços pessoais, temos que afundar ideias menores e nos abraçar em uma grande associação para lidar efectivamente com o todo.

Nós Escuteiros somos jogadores de um mesmo time com a Boys’s Brigade (Brigada de Rapazes, Church Lads (Jovens da Igreja), YMCA (Young Man Chisthian Association – Associação Cristã de Moços), Departamento de Educação e outros. Cooperação é o único modo de se obter sucesso. 
Maio de 1910.
Pensamentos de B-P
contribuições de Baden-Powell para "The Scout"

Sem comentários: