terça-feira, 12 de outubro de 2010

Triturus helveticus, Tritão-palmado

Taxonomia
Amphibia, Caudata, Salamandridae.

Tipo de ocorrência
Residente.

Classificação
VULNERÁVEL . VU (B1ab(ii,iii,iv,v)+2ab(ii,iii,iv,v))
Fundamentação: Espécie com extensão de ocorrência e área de ocupação inferiores a 20.000 e 1.000 km2, respectivamente. Admite-se que apresente fragmentação elevada e um declínio continuado da área de ocupação, da qualidade do habitat, do número de localizações e do número de indivíduos maduros.

Distribuição
Espécie de ampla distribuição pela Europa Ocidental, ocorrendo no Norte da Península Ibérica, Reino Unido, França, Suíça, Luxemburgo, Bélgica, Holanda, República Checa e Alemanha (Gasc et al. 1997).

Em Portugal, ocorre no Noroeste e Centro do País (Ferrand de Almeida et al.2001), ocupando cerca de 3% do território nacional. As populações portuguesas de tritão-palmado encontram-se no limite sul da distribuição da espécie.

População
Não existe informação rigorosa sobre os parâmetros populacionais desta espécie. Contudo, tendo em conta os seus baixos efectivos nos locais onde ocorre e o reduzido número de localizações conhecidas, julga-se que o número de indivíduos maduros se situará entre 2.000 e 4.000 indivíduos.

A espécie apresenta uma distribuição altamente fragmentada, sobretudo na orla litoral onde é maior o impacto humano, sendo conhecidas apenas algumas populações distribuídas de forma esparsa.

Habitat
Ocorre principalmente em zonas de floresta, lameiros, prados e zonas agrícolas na proximidade de charcos permanentes ou sazonais, tanques e nascentes (Ferrand de Almeida et al. 2001).

Factores de Ameaça
A perda, fragmentação e degradação do habitat por acção do Homem são consideradas as maiores ameaças para esta espécie, sobretudo devido: (i) ao abandono da agricultura tradicional e a consequente perda de locais de reprodução (charcos e tanques); (ii) à agricultura intensiva e florestação com espécies não indígenas; (iii) à urbanização desordenada e (iv) à poluição da água, causada por efluentes agrícolas, industriais e domésticos.

Para além destes factores, o tritão-palmado apresenta um conjunto de características biológicas, tais como dispersão limitada e elevada mortalidade juvenil, que o tornam particularmente sensível a alterações dos seus habitats.

Medidas de Conservação
As medidas de conservação devem concentrar-se na manutenção dos seus habitats, particularmente os charcos e os tanques utilizados para a sua reprodução. Considera-se também relevante conservar as áreas florestais autóctones e empreender acções eficazes para prevenção dos incêndios florestais.

Outra bibliografia consultada
Miaud (1991); Godinho et al. (1999).

in Livro Vermelho dos Vertebrados

Sem comentários: