sábado, 24 de dezembro de 2011

Como... Fotografar Aves

De norte a sul do país, são muitas as espécies de aves que povoam os céus e as águas nesta altura do ano. Aprenda connosco a arte de fotografá-las no seu habitat natural.

Entre os muitos estuários, parques naturais, jardins e zonas costeiras, nesta altura do ano é possível encontrar uma enorme variedade de espécies de aves em todo o território nacional. Desde o singelo pisco-de-peito-azul ou chapim-de-mascarilha a aves mais exóticas, como flamingos, graças e cegonhas, não faltarão motivos fantásticos para apontar a sua objectiva e explorar esta vertente de fotografia.

Saiba que equipamento utilizar e descubra as técnicas e dicas que farão a sua fotografia de aves voar mais alto.
Fotografar de frente, com uma grande abertura, por exemplo de f/4, permitiu focar os olhos do pato, deixando a ponta do bico e os padrões das suas penas fora de foco. Esta abertura suavizou ainda o plano de fundo, centrando a atenção na ave.

Começar
 
Uma distância focal de 400 mm deverá ser o suficiente para fotografar aves. Contudo, por vezes, terá de aproximar-se bastante dos animais - até à distância mínima de focagem.
 
Para se começar a familiarizar com objectivas tão grandes e pesadas, comece por fotografar algumas aves que se desloquem pouco e em movimentos mais lentos, como por exemplo patos.
 
Quando fotografa aves de tão perto, com uma objectiva longa, é crucial focar com precisão  - independentemente do enquadramento, fixe o ponto de foco nos olhos.
in O Mundo da Fotografia Digital - Junho 2010

Sem comentários: