sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

PowerNow!

O PowerNow! foi originalmente implantado nos processadores K6-2 e K6-3 destinados a notebooks. É um recurso de economia de energia, que permite alternar a frequência de operação do processador conforme o nível de utilização.
Ao digitar um texto no Word, a frequência do processador cai para 200, 150 MHz, ao assistir um filme em DVD, a frequência aumenta instantaneamente para 400, 500 MHz, o quanto for necessário, enquanto ao rodar uma aplicação que use toda a potência do processador, ao compactar um vídeo por exemplo, ele automaticamente passa a trabalhar na potência máxima.
As mudanças são feitas em questão de nanossegundos, sendo completamente transparentes. Este é um recurso bastante útil para economizar energia, mas que é usado apenas nos Athlons Palomino destinados a notebooks, que são vendidos como “Athlon 4”, um marketing que visa mostrá-lo como superior ao mobile Pentium III, seu concorrente directo.
O PowerNow! ofereceria uma protecção térmica muito melhor que a do diodo térmico que equipa os Palominos para computadores de mesa, finalmente evitando que os processadores se  possam queimar se ligados sem cooler. Infelizmente, a AMD não teve esta ideia.
in Manual de Hardware Completo
de Carlos E Marimoto

Sem comentários: