sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Thunderbird x Palomino

Não foi apenas o Duron que evoluiu, o Athlon também entrou em nova fase, com o core Palomino. Na verdade, o Morgan é um subproduto do trabalho feito no Palomino, por isso, as arquitecturas são muito semelhantes. O Athlon Palomino também consume um pouco menos de energia e tem um desempenho um pouco superior graças à compatibilidade com as instruções SSE. Mas, a principal novidade fica por conta do suporte a multiprocessamento. Não é à toa, que os processadores com core Palomino foram vendidos na forma do Athlon MP (MP de Multi processing).

Pode perguntar porque razão o Palomino consome menos energia que o Thunderbird, enquanto o Morgan consome mais energia que o Spitfire. A grande questão aqui é a tensão usada. Tanto o core Morgan quanto o Palomino consomem cerca de 7% a menos que os projectos antigos. O Athlon MP usa a mesma tensão do Athlon Thunderbird, por isso realmente consome menos. O Morgan por sua vez usa uma tensão 10% mais alta. Isso anula a economia por usar o novo core e ainda traz um pequeno aumento. Usar uma tensão mais alta é um recurso usado pelos fabricantes para que os processadores sejam capazes de atingir frequências mais altas (também fazemos isso muitas vezes, ao tentar um overclock agressivo).

Já existiam vários modelos de motherboard para dois processadores Athlon MP, algumas custando na casa dos 200 dólares. Os processadores Athlon MP ainda custavam muito caro, mas o preço caiu bastante. Logo, foi possível comprar uma motherboard e dois processadores por menos de 500 dólares.
Athlon MP
Placa dual Athlon
Mesmo desconsiderando a possibilidade de usar dois processadores, o Athlon continuava sendo um concorrente de peso. Apesar de ser mais caro que um Duron, ele ainda era mais barato que um Pentium 4 do mesmo clock, mesmo depois de todos os cortes de preço que a Intel andou fazendo. Isso é uma grande diferença de custo benefício, pois um Athlon é muito mais rápido que um Pentium 4 da mesma frequência. Mesmo um Athlon de 1.4 GHz consegue superar o Pentium 4 de 2.0 GHz em várias aplicações.

Outro destaque é que tanto o Palomino quanto o Morgan traziam finalmente uma velha reivindicação dos interessados em processadores AMD, um sistema de protecção térmica. É razoavelmente comum ouvirmos falar de processadores Athlon e Duron queimados por superaquecimento, seja pelo dono simplesmente se esquecer de instalar ou ligar o cooler, ou seja por ser usado um cooler inadequado.

O novo sistema implantado nos processadores Athlon e Duron com core Palomino fez com que o processador travasse ao atingir uma certa temperatura, preservando o equipamento. Entretanto, este sistema realizava leituras com intervalos de 1 segundo. No final de contas, a protecção funcionava apenas se instalou um cooler com uma capacidade insuficiente para o processador, ou mesmo no caso do cooler parar de funcionar durante o uso. Mas, desde que exista algum cooler correctamente instalado.

Caso o processador seja ligado sem cooler algum, ou este não tenha sido correctamente instalado, tenha caído durante o transporte, etc. o processador ainda pode se queimar. Este é um ponto importante: jamais ligue um Athlon ou Duron sem cooler, mesmo que seja apenas para entrar no Setup, o processador se queimará antes que o díodo seja capaz de desligar o processador.

in Manual de Hardware Completo
de Carlos E Marimoto

Sem comentários: