sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Detalhes sobre o core Palomino

Quando o Pentium 4 foi lançado, houve quase que um consenso de que apesar do Pentium 4 existir em versões operando a frequências muito altas, o desempenho do processador, deixava um pouco a desejar, principalmente considerando-se o preço do P4 na época do lançamento. Porém, conforme novas aplicações e testes foram surgindo, incorporando optimizações para o Pentium 4, os resultados obtidos com ele começaram a melhorar um pouco. Alem do mais, o Pentium 4 já não era tão caro assim.
O Athlon Thunderbird por sua vez, assim como o Duron, apresentavam um desempenho muito bom, e tinham um preço bastante atractivo. Ambos permitiam ainda bons overclocks Porém, uma desvantagem da  plataforma, é que ambos consomem muito mais electricidade do que os processadores Pentium III e Celeron da mesma frequência. Isto traz como efeito colateral, também um aquecimento muito maior, o que obriga o utilizador a usar um cooler mais poderoso, quase sempre mais caro e mais barulhento.
A principal vantagem do Palomino, que vem sendo enfatizada pela AMD desde que o projecto começou a ser divulgado, são uma série de melhorias que reduziram o consumo eléctrico e dissipação térmica do processador em comparação com um Thunderbird da mesma frequência. O desempenho também melhorou, nada demais, apenas de 3 a 16% dependendo da aplicação, novamente segundo informações da AMD.
in Manual de Hardware Completo
de Carlos E Marimoto

Sem comentários: