quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Sector de Boot


Durante o boot, logo após executar os testes do Post, o próximo passo do BIOS será carregar o sistema operativo. Independentemente de qual sistema de arquivos você esteja usando, o primeiro sector do disco rígido será reservado para armazenar informações sobre a localização do sistema operativo, que permitem ao BIOS iniciar o seu carregamento.

No sector de boot é registado que o sistema operativo está instalado, com qual sistema de arquivos o disco foi formatado e quais arquivos devem ser lidos para inicializar o computador.

Geralmente também são gravadas mensagens de erro, como a clássica “Non-System disk or disk error...”. Veja alguns trechos do sector de boot de um disco rígido onde foi instalado o MS-DOS 6.2:
.<.MSDOS6.2...H$NO NA ME FAT16 .... Non-System disk or disk error...Replace and press any key when read... IO.SYS MSDOS.SYS>.

Ao ler este pequeno programa, o BIOS saberá que o disco foi formatado usando a FAT 16, que está instalado o MS-DOS 6.2, e que deverá carregar os arquivos IO.SYS e MSDOS.SYS que estão no diretório raiz do disco rígido para poder inicializar o computador. Caso alguma coisa dê errada, então será exibida a mensagem de erro “Non-System disk or disk error...Replace and press any key when read” também informada no sector de boot.

Um único sector de 512 bytes pode parecer pouco, mas é suficiente para armazenar o registo de boot devido ao seu pequeno tamanho. O Sector de boot também é conhecido como “pista MBR”, “pista 0”, etc.

A existência de um sector de boot é justamente o que difere um disco de boot de um disco sem sistema. Se você simplesmente gravar os arquivos de inicialização numa disquete ou disco rígido virgem, usando o comando “Copy” ou arrastando-os através do Windows Explorer, não conseguirá inicializar o computador através dele, pois apesar de todos os arquivos necessários estarem lá, o BIOS não será capaz de encontrá-los devido à inexistência de um sector de boot. Para criar uma disquete de boot ou tornar o disco rígido bootável, você deverá usar o comando “SYS” seguido da letra da drive, como em “Sys A:” ou “Sys C:”. Neste caso, além de serem copiados os arquivos de sistema, será criado o sector de boot.


Alguns tipos de vírus são capazes de se instalar no sector de boot, que se revela o local ideal para alojar estes programas destrutivos, pois como este sector é lido toda as vezes que o computador é ligado, o vírus sempre seria carregado na memória junto com o sistema operativo. Neste caso, o vírus não seria eliminado nem mesmo com a formatação do disco rígido, já que usando o comando “Format” não reescrevemos o sector de boot onde o vírus está alojado.

Para acabar com este tipo de vírus, a solução seria depois de formatar o disco, usar o comando “Fdisk /MBR” para reescrever o sector de boot. Depois disto bastará fazer a reinstalação do sistema operativo ou usar o bom e velho “Sys C:” para reescrever o sector. Este procedimento às vezes é necessário também para remover programas gerenciadores de Boot, como o Lilo do Linux.

Obviamente, a formatação do disco rígido só é necessária caso você não tenha acesso a nenhum bom antivírus.

in Manual de Hardware Completo
de Carlos E Marimoto


Sem comentários: