quarta-feira, 26 de março de 2008

Fundamentos Ambientais I

Porque muitas civilizações antigas – como a dos sumérios, a dos maias, a dos astecas e a da ilha da Páscoa, cujos povos viveram em povoados ou cidades , desapareceram? Muitas delas foram destruídas pela invasão de outros povos, que cobiçaram suas riquezas, mas outras desapareceram por terem descuidado do “meio” ambiente nas cidades e em volta delas (Liebmann, 1976; UNDP et al., 2000; Diamond, 2005).
 
Mesmo quando a civilização não desaparecia, ocorriam catástrofes, como o caso da peste negra, que dizimou 13 milhões de habitantes na Europa medieval. O desconhecimento da doença foi agravado pela ausência de saneamento básico, como o não tratamento do esgoto e a falta de destino adequado do lixo. 
 
Quando as cidades ficavam inabitáveis, isto é, se tornavam cidades fantasmas tomadas ou pela vegetação nativa ou pelo deserto, isso não queria dizer que toda a população desaparecia. Muitos conseguiam sobreviver em áreas rurais, campos e florestas. Mas e hoje? Actualmente, se você sair de sua cidade, como está a zona rural? Os campos, as florestas, as nascentes e os rios estão sendo conservados? Você tem onde encontrar água boa e limpa e comida na zona rural em torno da sua cidade se faltar luz, água e comida durante um mês na cidade? A água e o alimento serão suficientes para toda a população da cidade? Durante um período seco prolongado ou por falta de energia para bombear a água ou devido a uma greve de motoristas que trazem os alimentos de outras regiões? 
 
Produzimos montanhas de esgoto e de lixo, sem nos preocuparmos com o que é feito com eles. Você sabe se há tratamento do esgoto na sua cidade? Para onde vão os dejectos da sua casa, da sua empresa, depois de apertar a descarga ou de o lançar pelo ralo? Corremos o risco de ficar sem água limpa e sem comida, na cidade e no campo. E, pior ainda, a produção exagerada de lixo obriga os governantes a gastar rios de dinheiro para preparar aterros sanitários ou para pagar pelo uso de aterros sanitários de outras cidades, com risco de sermos encobertos pelo próprio lixo, se os lixeiros fizerem greve por uma semana ou mais. Esse dinheiro público poderia ser utilizado em ações e em obras mais úteis. Não acha?
Depende de nossa colaboração! 
A vida na Terra só é possível porque a natureza nos dá o ambiente onde encontramos as condições de que precisamos para viver e produzir. Existe a estrutura natural que dá apoio à produção de determinados serviços ambientais (UNDP et al.,2000), como as matas ao longo dos rios (estruturas) que ajudam a manter a água limpa (serviço).

Sem comentários: