sábado, 29 de março de 2008

NETSIZE... O tamanho da vigarice!

No dia de ontem fui subitamente surpreendido por o meu telefone Vodafone me informar que não processava uma mensagem por insuficiência de saldo!


Estranhei, não enviara nenhuma mensagem e já há uns dias que não efectuava telefonemas nem enviava mensagens com ele, por conseguinte nada podia ter acabado com o seu saldo.


No entanto fui ver o valor do mesmo e para minha surpresa verifiquei que era de apenas uns cêntimos! De imediato fui consultar as últimas chamadas na minha conta no site da Vodafone.


Descobri a existência de várias chamadas para o número 913345 com a descrição SMSNETSIZE, chamadas que eu não realizara de certeza absoluta!

Contactei o serviço de apoio ao cliente da Vodafone, que me informa que eu tenho um contrato com a empresa Netsize e que cada mensagem SMS que essa empresa me envie, me custa 2,00€...

Protestei desconhecer essa empresa e por conseguinte não poder ter celebrado qualquer contracto com ela... No entanto, o serviço de apoio ao cliente, alega ser uma empresa estranha à Vodafone e que por isso não podiam fazer nada, que eu deveria contactar a empresa em causa!

Agora expliquem-me como uma empresa estranha à Vodafone, sem qualquer documento assinado por mim, pode obter da Vodafone o pagamento de 2,00€ por cada SMS que envia para o meu telemóvel?

A isto só posso chamar uma coisa: VIGARICE!!!!

E o que mais me transtorna, é que uma empresa em quem confio à tantos anos, que ainda sou cliente dela do tempo em que se chamava Telecel, se tornou cúmplice numa vigarice!

Sei que a economia deste país vive tempos de crise, mas isso não pode justificar que uma empresa, que pretende ser credível, colabore em vigarizar os seus próprios clientes!

Ps: Já depois de ter escrito este texto fiz uma breve pesquisa na Internet sobre o assunto, deparei-me com inúmeras queixas, por exemplo esta no Queixas.co.pt tem reclamações desde 26 de Maio de 2006 até 28 de Fevereiro de 2008.
O que se passa neste país? Não sabia que tinham tornado legal o roubo via telemóvel!

Pss: Ás 16:30 horas do dia 31 de Março de 2008, fui contactado pela Vodafone. Mais uma vez afirmam o seu alheamento à questão uma vez que a Netsize é uma empresa exterior à Vodafone. Mas procederam ao cancelamento do pseudo contrato entre mim e a Netsize e vão efectuar a devolução dos valores deduzidos da minha conta.

Tenho de reconhecer a atitude correcta da Vodafone, no entanto torna-se necessário, que quem de direito neste país, tome medidas de forma a que a Netsize e/ou empresas similares não actuem abusivamente!

21 comentários:

Isabel Ribeiro, Porto, disse...

Viva
Aconteceu-me exactamente a mesma situação com a empresa Netzize que a descrita pelo senhor açoriano. A mim foram 8 SMS quase consecutivos no dia 12/07/2008 e sacaram-me mais de 15€ (e deixaram-me com apenas 77 cêntimos !).

Obviamente já reclamei contra a arbitrariedade e abuso da vodafone e pedi a devolução do saldo sacado.

Só que a mim a vodafone (provavelmente já lá vão muitas queixas e agora já está a ver que vai ter que desembolsar muito dinheiro !) não me está a querer devolver o saldo; simplesmente diz que COMPREENDE A MINHA INSATISFAÇÃO mas que não tem responsabilidades no assunto pois a netsize é uma empresa de SERVIÇOS PARCEIROS (não é engraçado o nome ?) externa à vodafone e, nestes casos, a responsabilidade é da empresa que comercializa o serviço.
Aconselhou-me a reclamar e a pedir a anulação do serviço a essa empresa de Serviços Parceiros.

Enfim, descartou-se ou está a tentar descartar-se de responsabilidades da sua parte (porque eu não vou desistir de contrapor a vodafone; inclusivé já avisei que se não conseguir a devolução do meu dinheiro, eu mudo para outra operadora de telemóvel mas, desta vez, certifico-me se o contrato não vêm com algum "Serviço Parceiro" indesejável e ladrão, englobado.

Respondi isto à vodafone ontém e ainda não obtive resposta; caso a vodafone continue a não se assumir responsável por ter permitido que outra empresa mexa no nosso telemóvel sem o nosso conhecimento e consentimento, estou a pensar levar esta vigarice a outro nível.

Por isso pergunto, denunciou o caso à polícia ?
Se sim, o que é que eles disseram ? Será que vale a pena recorrer à polícia ?

Neste país, é sempre díficil perceber quais são as instituições mais adequadas para nos darem uma ajuda quando se cometem abusos destes !

Se calhar nem sequer existe legislação que se aplique a estas situações !!!!

Mais uma vigarizada pela vodafone,
Isabel Ribeiro

José Cardoso disse...

Não, não denunciei o caso à policia, limitei-me a enviar para a Vodafone uma cópia do fax que remetera à Deco, ao Instituto do Consumidor e à Anacom... Sugiro-lhe o mesmo processo!

Anónimo disse...

Joaquim Fernandes. 16/08/2008
Comigo está a acontecer o mesmo. Estranhei a rápida diminuição do saldo do meu telemóvel, e liguei para a Vodafone, a qual ne informaram tambem que a netsize é uma empresa parceira á Vodafone.
A única coisa que podem fazer é nos informar como desativamos o referido ROUBO via SMS com a qual compactuam, e que nunca subscrevi.

Anónimo disse...

Experimentem retirar a substrição em http://pt.celldorado.com.
Eu ja fiz o mesmo. agora é aguardar por mais noticias!

Anónimo disse...

a mim aconteceu o mesmo, um pseudoserviço chamado Blinko começou a debitar 2 € por cada mensagem que me enviaram, claro que sem minha auorização nem consentimento. Enviei reclamação à Vodafone, passado algum tempo devolveram o dinheiro roubado - 14 €. Enviei um e-mail à PJ - responderam:
Na sequência do seu e-mail recebido nesta DCICCEF, informa-se que deve reunir todos os elementos disponíveis e apresentar queixa em qualquer Polícia ( P.J., PSP ou GNR ) ou Serviços do Ministério Público no Tribunal da área de residência.
Com os melhores cumprimentos,
Polícia Judiciária DCICCEF

Enviei um e-mail à ASAE - responderam:
Exmo(a) Senhor(a)

Por este meio acusamos a recepção da mensagem de V.Exa. do passado dia 11 de Setembro de 2008, cujo conteúdo agradecemos, e por conter matéria que se insere no âmbito das competências desta Autoridade, informamos que iremos tomar todas as diligências consideradas necessárias.

Porém, constata-se que existe, igualmente, matéria da competência da ANACOM, pelo que nesta data, procedemos ao reenvio da mensagem para a mesma.


Com os melhores cumprimentos,

O Director de Serviços


No entanto activei um outro telemóvel da Vodafone, para minha filha. Aconteceu o mesmo roubo com outros nomes:
SMS Zed (913663), SMS Netsize (913345), SMS MOVE (913633), também aparece mais vezes Acesso ao portal móvel (910), embora só foi usado uma vez no início.

Carreguei com 7,50 € e no dia seguinte roubaram 6 € no espaço de 13 minutos... só não roubavam mais porque o saldo ficou inferior a 2 €.

Vou seguir o conselho e apresentar queixa na PJ. Aconselho aos outros lesados fazer o mesmo. Se isso não ajudar, juntar os lesados e tomar medidas mais drásticas.

Anónimo disse...

Também já fui roubado pela Vodafone da mesma maneira em Junho passado. Tratei do assunto por telefone com os serviços ditos de Apoio ao Cliente, que,depois de algumas delongas, acabaram por me devolver o montante do roubo, o que prova que a empresa reconheceu tê-lo cometido. Vejo que não sou a única vítima e espanta-me (acentuo mesmo: atemoriza-me) a forma como as autoridades vêem reagindo à situação, isto é, "fechando os olhos", deixando passar, passando a "batata quente".

José Araújo disse...

A mim tb aconteceu, mensagens da Netsize e SMS MOVE...
Vou imediatamente ver o que se passa... Abuso

Anónimo disse...

Aconteceu-me o mesmo e a Vodafone depois de uma grande lenga lenga acabou por me dizer que era possível desactivar enviando um sms para o 3345 ou telefonando para 0 210110777 e fazer a desactivação por telefone

Anónimo disse...

jponto@hotmail.com Lisboa - aconteceu-me o mesmo.Fui à Vodafone que depois de dizer ´´esse serviço não é nosso´´ deu-me o número de Netsize/Jamba 217616048. Atendeu-me um gravador que me deu várias hipóteses pelo meu teclado para no fim e sempre muito simpática e educada me dizer que lamentava mas que o meu número de telefone não consta dos seus grupos e para me dirigir à Internet em jamba.pt Com a minha insistência a Vodafone deu-me outro número netsize/jamba 808107000 onde me atendeu outro gravador desta vez com a voz de um um africano que numa das hipóteses dadas devia eu enviar um SMS com a palavra ´Doc´ e simpático sorridente para me dirigir à jamba.pt

Anónimo disse...

Acaba de me acontecer o mesmo.
Também fui assaltado por um pirata que dá pelo nome de Netsize com a conivencia de uma empresa de telecom chanmada UZO.

Ficaram de contactar a Netsize mas 4 euros já 'voaram'.

Pergunta:
nesta anedota de país vale tudo ?

Isto não preocupa o nosso "engenheiro" ?

Anónimo disse...

Continuando a última mensagem.

Após ter detectado o roubo de 4 € e ter contactado a UZO, esta garantiu-me que iria contactar a Netsize e que após 24 horas o o problema não se repetiria.

Adivinhem... após pouco mais de25 horas o roubo voltou a repetir-se...
e só não se repetiu mais vezes porque o saldo não era suficiente

Voltei a ligar par a UZO onde me foi dito que o assunto estava em estudo e que daqui a alguns dias seria contactado...

Quando quis saber qual o prazo máximo, uma semana ? um mês? um ano? no dia 30 de Fevereiro?, não me foi dada uma resposta adequada...

Estranho que uma empresa do Grupo PT seja conivente com esta vigarice tanto mais que dizem ter um 'Código de Ética'.
Está-se a ver..

Por outro lado, para além de ser um comportamento, no mínimo 'duvidoso', para não lhe chamar um nome mais objectivo, parecem estar a ser burrros do ponto de vista do negócio.

Esta actuação até pode ser rentável, por um curto espaço de tempo, a prazo para além de dar muito mau nome à marca só pode trazer prejuízo.

Parei de fazer carregamentos, e por conseguinte chamadas, porque de cada vez que faço um carregamento de €5 são-me imediatamente roubados €4 antes mesmo que possa usar o telefone..

Mesmo dando o desconto que estamos num país do 3º mundo isto é caricato. ;-))

Irreligious disse...

Bem, o post original é de 2008 e vamos a meio de 2009, e tenho de juntar a minha queixa às vossas.. de facto não se admite.

Creio que a solução é

Mandei agora mesmo um mail à Vodafone - se a resposta não for positiva (isto é, se nao me creditarem os valores que a Netsize resolveu roubar-me), simplesmente irei fazer forward do mail que fiz para DECO, com conhecimento da Vodafone, para os pressionar.

E depois, irei fazer um mail para todas as pessoas que conheço, com conhecimento do mail apoiocliente@vodafone.com a aconselha-las a deixar a Vodafone.

A ver se gostam!

pinholeiro disse...

piratas do meus país dem cabo destes vigaristas, um sistema que funciona à revelia dos utilizadores deve ser implodido

Sara disse...

Caros bloggers:

Queria só avisar que não é apenas na Vodafone que isto está a acontecer. A minha mãe andava já há largos meses a receber mensagens que apareciam com o remetente lucky e um link para um endereço da web. Não ligou porque lhe parecia apenas publicidade abusiva ( e acreditem que parecia mesmo, até para mim que estou masi habituada a estas coisas!!!)...só começou a ficar mais chateada quando as mensagens começaram a chegar a meio da noite.
Hoje liguei para a TMN e disseram que era o primeiro caso de que tinham conhecimento e que as mensagens, que eles próprios visualizaram por pesquisa no sistema, vinham de uma empresa chamada netsize com o n.º de remetente 4464 e tinham o custo unitário de € 1.
Liguei para o contacto da empres que a TMN me deu ( 808780202) e atendeu-me um senhor brasileiro. Para verem o nível do esquema bastou-me reclamar para me desactivarem de imediato o sistema sem ser necessário eu dar qualquer tipo de identificação..só o número de telemóvel.
Disseram que estava activo desde Setembro de 2009 e que se referia a uma adesão on line para ganhar uma nintendo wii. Ora a minha mãe que tem 57 anos não tinha obviamente qualquer interesse nesse tipo de produto.
Um conselho peçam junto da vossa operadora, através do apoio a cliente que, bloqueiem o serviço de recepção de mensagens de terceiros.
Já mandei a reclamação para a Anacom e para a ASAE.Penso que deveriamos fazer o mesmo para ver se uma destas entidades justifica a sua existência e o dinheiro que lá é injectado.
Vou também fazer um mail a avisar os meus contactos.

martins disse...

Acabo de descobrir que estou a ser enganado /roubado pela NETSIZE, com a conivencia da minha operadora que é a VODAFONE, não sei qual o montante do roubo, a descoberta deve-se a eu ter recebido uma mensagem a informar que não recebia mensagens por não ter saldo suficiente. Agora nem sei o que fazer. 17 de Abril de 2010
MARTINS

Anónimo disse...

Estamos em 2012 ..... 275 € para a NETSize através da TMN ... ainda estou à espera de resposta ! Será possível que em quase 7 anos não se tenha conseguido controlar / penalizar este tipo de vigarice ?

joaquim Fernandes disse...

esses vigaristas também me conseguiram roubar agora no mês de Outubro de 2012 duas mensagens de 3,25€ mais IVA cada roubaram-me 6,50€ mais IVA já me tinham vigarizado uma outra vês a vários meses da outra resolvi que não pagava e foi me devolvido os créditos e hoje fui reclamar perante a Vodafone e disse que não pagava disseram-me que tinham o caso resolvido e me vão descontar na próxima factura é que eles também tem comissão nestas mensagens portanto cuidado que eles andam a vigarizar os clientes.

ROSA disse...

Então? Desde 2005 que estas empresas enganosas de SVA se mantêm com fraudes sucessivas de SMS que ninguém solicitou e se repetem todos os dias, extorquindo o dinheiro aos subscritores das redes móveis que as recebem sem querer, e ninguém vai averiguar? As operadoras (TMN,Vodafone,Optimus)não aceitam as reclamações,desviam para canto, então? e as entidades:ANACOM,ASAE,PJ,DECO,Inst. do Consumidor,Provedor? E a legislação, permitem estas fraudes?
O País em dificuldades, as pessoas a passarem mal, uma maior sensibilidade no combate á corrupção e esta intrujice passa inculme sem ninguém investigar? Será que estas empresas SVA prestam algum serviço útil?
Eu, vim aqui agora postar a minha indignação, porque também fui presentiado pela SVA NETSIZE, com 8SMS de 16,80€ e pela GO4mobility 2 SMS de 8,06€, na factura da TMN de Novembro de 2012.
Vou reclamar,mas mesmo que restituam o valor, resolvem o meu problema, mas não resolvem a fraude,que vai perdurar para além destes 8 anos de reclamações? sem ninguém fazer nada!

MU disse...

A mim está a acontecer desde Setembro de 2012 e infelizmente, por ser um telefone de empresa ao qual eu não costumo aceder à factura detalhada, só agora no final de Janeiro 2013 detectei que tinha um SVA activado. Andava a receber duas SMS por semana que parecem APENAS PUBLICIDADE e custam 1,71€ cada uma (+IVA ou não, não sei). A empresa que activou este serviço sem o meu conhecimento, intervenção ou autorização foi a NETSIZE que tantas pessoas aqui referem. Vou seguir alguns dos vossos conselhos para fazer queixas. Acho incrível que isto aconteça desde 2006 e continue a ocorrer. Isto é mesmo um país de corrupção á desgarrada!!!

Anónimo disse...

Pois não sei se ficarei mesmo em último lugar... na última factura (pós-pago) Maio/Junho foram 17€ + IVA.

A quem se deve exigir uma tomada de posição pública e uma campanha semelhante à do BES: poupar bem, que nos massacra centenas de vezes por dia?

José Silva / cliente Vodafone desde o início da Telecel

Anónimo disse...

também fui fodido gatunos