terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Arenaria interpres, Rola-do-mar

Taxonomia
Aves, Charadriiformes, Scolopacidae.
 
Tipo de ocorrência
Açores: Invernante.
 
Classificação
Açores: INFORMAÇÃO INSUFICIENTE - DD
Fundamentação: Não existe informação adequada para avaliar o risco de extinção. Com efeito não são conhecidos parâmetros básicos referentes a esta espécie, como o tamanho da população e tendências de declínio.

Distribuição
A espécie apresenta uma distribuição circumpolar a nível mundial, nidificando nas costas da Ásia, da América do Norte e da Groenlândia. Na Europa a população reprodutora encontra-se concentrada na Escandinávia (Cramp & Simmons 1982).

Nos Açores são observadas aves em todas as ilhas ao longo do ano.
 
População
Nos Açores, a espécie nunca foi alvo de estudos ou censos dirigidos e nesse sentido não existem dados sobre a sua abundância a nível regional.

Em termos de estatuto de ameaça a nível da Europa, a espécie é considerada Não Ameaçada, embora ainda provisoriamente (BirdLife International 2004). Em Espanha, está classificada como Pouco Preocupante (LC)  (Madroño et al. 2004).

Habitat
Ocorre em praias de areia ou calhau.
 
Factores de Ameaça
A ocupação humana da zona costeira constitui a principal ameaça para esta população.

Medidas de Conservação
A espécie encontra-se protegida por legislação nacional e internacional no âmbito das normas gerais de protecção das aves e dos seus habitats, não tendo sido alvo de acções específicas de conservação.

As prioridades de conservação incluem a clarificação do estatuto fenológico da população de vira-pedras que ocorre nos Açores, assim como a obtenção de dados sobre a sua distribuição e abundância a nível regional.

Notas
Nos Açores, segundo Bannerman & Bannerman (1966) a espécie tem estatuto de invernante e apesar de não haver confirmação de nidificação, são observadas aves em todas as ilhas ao longo do ano. Apresenta também indivíduos migradores de passagem.

No Continente, a espécie encontra-se em situação Pouco Preocupante (LC), apresentando uma população numerosa e com distribuição alargada.
 in Livro Vermelho dos Vertebrados

Sem comentários: