Se quer ser criativo na fotografia de flores, sugerimos que capte várias fotos de um botão a desabrochar e as utilize para criar um vídeo em time-lapse.
O QUE VAl PRECISAR Photoshop Elements 6 ou Photoshop CS, ou superior
O QUE VAl APRENDER Como fotografar e editar uma sequência de imagens, e depois transformá-las num vídeo em time-lapse
DEMORA Muitas horas ou até dias
DEMORA Muitas horas ou até dias
Os filmes em time-lapse são visualmente apelativos, revelando em rápida sequência movimentos normalmente imperceptíveis ao olho humano. Esta técnica pode ser usada para captar qualquer tipo de assunto, desde flores a desabrochar à passagem de um dia, ilustrando em alguns segundos o movimento que ocorre num período de tempo maior.
Ao contrario do que possa pensar, o processo é relativamente simples e nem sequer exige um grande investimento em equipamento. Precisa de uma reflex que permita desactivar a funcionalidade Desligar automático (Auto Power Off), de uma fonte de alimentação que se ligue directamente à câmara (ou de uma bateria extra) e, o mais importante, de um temporizador - seja o da câmara, um comando à distância com essa função ou um software de captura remota.
É indispensável ter um tripé, assim como um candeeiro ajustável e um bom assunto para fotografar. Pode deixar a câmara ligada o tempo que quiser, mas se usar uma bateria tem de verificar a carga ocasionalmente e mudá-la, se necessário.
Com a sequência captada, só terá de recorrer ao seu computador para editar e criar o seu vídeo em time-lapse com a sequência de fotos.
1. Compor uma natureza morta
Escolha um local onde a flor possa estar imóvel durante uns dias. Cole uma cartolina à parede de forma a criar um fundo curvo, como vê em cima, e utilize um candeeiro como fonte constante de luz sabre o assunto. Opte por um enquadramento horizontal para que as imagens se adequem à orientação típica do vídeo.
Escolha um local onde a flor possa estar imóvel durante uns dias. Cole uma cartolina à parede de forma a criar um fundo curvo, como vê em cima, e utilize um candeeiro como fonte constante de luz sabre o assunto. Opte por um enquadramento horizontal para que as imagens se adequem à orientação típica do vídeo.
2. Usar um tripé
Vai precisar de um tripé para manter a câmara imóvel durante o tempo necessário. Certifique-se que a posição lhe permite utilizar a ocular e ter acesso fácil à bateria, para o caso de precisar de a substituir. Quando a câmara estiver no local desejado, assegure-se de que todas as alavancas e manípulos do tripé estão apertados.
Vai precisar de um tripé para manter a câmara imóvel durante o tempo necessário. Certifique-se que a posição lhe permite utilizar a ocular e ter acesso fácil à bateria, para o caso de precisar de a substituir. Quando a câmara estiver no local desejado, assegure-se de que todas as alavancas e manípulos do tripé estão apertados.
3. Energia constante
A maioria das reflex dispõe de uma função para desligar a câmara automaticamente após algum tempo de inactividade. Aceda ao menu da câmara e, quando localizar essa função, desactive-a.
A maioria das reflex dispõe de uma função para desligar a câmara automaticamente após algum tempo de inactividade. Aceda ao menu da câmara e, quando localizar essa função, desactive-a.
Depois deve ligar a câmara à electricidade, mas caso não seja possível, certifique-se que tem uma bateria adicional carregada.
4. Utilizar um temporizador com intervalo
Para captar fotos a intervalos específicos, tem de controlar a câmara através de um temporizador. Dependendo da marca e modelo, pode fazê-lo através do sistema da câmara, como na Nikon D200, ou de um software de captura remota, como o Canon Remote Capture.
Para captar fotos a intervalos específicos, tem de controlar a câmara através de um temporizador. Dependendo da marca e modelo, pode fazê-lo através do sistema da câmara, como na Nikon D200, ou de um software de captura remota, como o Canon Remote Capture.
Pode ainda utilizar um comando à distância com temporizador.
5. Comando à distância com temporizador
A opção mais simples, mas também mais dispendiosa, é recorrer a um comando à distância com temporizador - o Canon TC-80N3 que vê na imagem, por exemplo, custa 159 euros.
A opção mais simples, mas também mais dispendiosa, é recorrer a um comando à distância com temporizador - o Canon TC-80N3 que vê na imagem, por exemplo, custa 159 euros.
Estes acessórios são ligados à câmara através de um cabo e activam o disparo do obturador a intervalos definidos por si.
6. Formato da imagem
Se usa o Photoshop Elements, escolha o formato RAW para poder reenquadrar e editar a sequência de fotos em simultâneo no Adobe Camera Raw - caso contrário, terá de abrir e editar uma imagem de cada vez. Se usa o Photoshop CS, pode fotografar em JPEG e usar Actions e ferramentas de processamento em lote.
Se usa o Photoshop Elements, escolha o formato RAW para poder reenquadrar e editar a sequência de fotos em simultâneo no Adobe Camera Raw - caso contrário, terá de abrir e editar uma imagem de cada vez. Se usa o Photoshop CS, pode fotografar em JPEG e usar Actions e ferramentas de processamento em lote.
7. Definir o equilíbrio de brancos
As nossas fotos foram captadas no canto de uma sala com um candeeiro comum como fonte de luz. Visto que é difícil bloquear totalmente a luz exterior numa sala, as fotos serão afectadas pela luz natural. Pode definir o equilíbrio de brancos manualmente, mas o modo automático deverá produzir melhores resultados.
As nossas fotos foram captadas no canto de uma sala com um candeeiro comum como fonte de luz. Visto que é difícil bloquear totalmente a luz exterior numa sala, as fotos serão afectadas pela luz natural. Pode definir o equilíbrio de brancos manualmente, mas o modo automático deverá produzir melhores resultados.
8. Definições da câmara
Coloque a câmara no modo de Prioridade a abertura (Av) e defina f/14. Isto irá assegurar que a flor permanece focada enquanto se move e que as alterações na luz são compensadas automaticamente pelo tempo que o obturador permanece aberto.
Coloque a câmara no modo de Prioridade a abertura (Av) e defina f/14. Isto irá assegurar que a flor permanece focada enquanto se move e que as alterações na luz são compensadas automaticamente pelo tempo que o obturador permanece aberto.
Use o modo AF para focar a flor e depois mude para o modo MF.
9. Captar a sequência
Volte a verificar a posição do tripé, certificando-se que está bem fixo, e dê início à captura de uma sequência temporizada a intervalos de entre cinco a dez minutos - terá de fazer experiências consoante o assunto. Verifique como decorre o processo de duas em duas horas e, se for necessário, troque a bateria entre disparos.
Volte a verificar a posição do tripé, certificando-se que está bem fixo, e dê início à captura de uma sequência temporizada a intervalos de entre cinco a dez minutos - terá de fazer experiências consoante o assunto. Verifique como decorre o processo de duas em duas horas e, se for necessário, troque a bateria entre disparos.
10. Gerir o conjunto de imagens
Embora as imagens tenham sido captadas com as mesmas definições da câmara, a luz natural alterou a exposição e a temperatura da cor entre elas. Isto pode ser corrigido no Photoshop.
Embora as imagens tenham sido captadas com as mesmas definições da câmara, a luz natural alterou a exposição e a temperatura da cor entre elas. Isto pode ser corrigido no Photoshop.
Após importar os ficheiros, vá a Organiser, seleccione-os, clique com o botão direito do rato e escolha Edit with Photoshop Elements.
11. Processar em lote
No Adobe Camera Raw, clique em Select All e depois no menu Crop. Seleccione Custom e Pixels, e digite 800 por 600 nas caixas. Seleccione a ferramenta White Balance e clique no fundo para corrigir a dominante de cor. No separador Basic, coloque Exposure em +0.30, Brightness em 10 e Clarity e Vibrance em 20.
No Adobe Camera Raw, clique em Select All e depois no menu Crop. Seleccione Custom e Pixels, e digite 800 por 600 nas caixas. Seleccione a ferramenta White Balance e clique no fundo para corrigir a dominante de cor. No separador Basic, coloque Exposure em +0.30, Brightness em 10 e Clarity e Vibrance em 20.
12. Alterar o nome e guardar
Clique em Save Images (canto inferior esquerdo) e guarde os ficheiros .dng numa nova pasta. Abra·o Photoshop Elements e vá a File•Process Multiple Files, seleccione a nova pasta DNG como fonte e crie uma nova pasta de destino. Na parte de baixo do ecrã, clique na opção Save As JPG e escolha Medium JPG. Clique em OK.
Clique em Save Images (canto inferior esquerdo) e guarde os ficheiros .dng numa nova pasta. Abra·o Photoshop Elements e vá a File•Process Multiple Files, seleccione a nova pasta DNG como fonte e crie uma nova pasta de destino. Na parte de baixo do ecrã, clique na opção Save As JPG e escolha Medium JPG. Clique em OK.
13. Adicionar um estilo
Para dar um aspecto fotográfico criativo à animação, abra uma imagem e duplique a camada do fundo. Prima Ctri+U e reduza Saturation para -100. Altere o Blending Mode da camada para Soft Light e funda as camadas. Prima Ctrl+L e defina Highlight para 215. Repita o processo para cada foto (ou veja o passo 14).
Para dar um aspecto fotográfico criativo à animação, abra uma imagem e duplique a camada do fundo. Prima Ctri+U e reduza Saturation para -100. Altere o Blending Mode da camada para Soft Light e funda as camadas. Prima Ctrl+L e defina Highlight para 215. Repita o processo para cada foto (ou veja o passo 14).
14. Utilizar uma Action
Adicionar o mesmo estilo fotográfico a uma imagem de cada vez demora muito tempo. Para acelerar esse processo, utilize a paleta Actions do Photoshop. Aí pode gravar todos os ajustes aplicados a uma imagem, criando uma Action que depois pode reproduzir e aplicar às restantes fotos, de forma automatizada.
Adicionar o mesmo estilo fotográfico a uma imagem de cada vez demora muito tempo. Para acelerar esse processo, utilize a paleta Actions do Photoshop. Aí pode gravar todos os ajustes aplicados a uma imagem, criando uma Action que depois pode reproduzir e aplicar às restantes fotos, de forma automatizada.
15. Criar a sequência de imagens
Devera ter um programa de edição de vídeo básico no seu Mac ou PC (iMovie ou Movie Maker). Estas aplicações conseguem produzir vídeos em time-lapse simples. Basta seleccionar a pasta onde estão as imagens que converteu para JPEG e depois importá-las para a aplicação de edição de vídeo em questão.
Devera ter um programa de edição de vídeo básico no seu Mac ou PC (iMovie ou Movie Maker). Estas aplicações conseguem produzir vídeos em time-lapse simples. Basta seleccionar a pasta onde estão as imagens que converteu para JPEG e depois importá-las para a aplicação de edição de vídeo em questão.
16. Time-lapse no iMovie (Mac)
No iMovie, escolha todas as imagens da cronologia e guarde como um novo projecto. Seleccione todas as imagens na cronologia, clique com o botão direito do rato e escolha Edit Image Settings.
No iMovie, escolha todas as imagens da cronologia e guarde como um novo projecto. Seleccione todas as imagens na cronologia, clique com o botão direito do rato e escolha Edit Image Settings.
Clique em Show Photo Settings, desactive Ken Burns Effect e use o ponteiro inferior para reduzir a duração do fotograma para o mínimo.
17. Time-lapse no Movie Maker (PC)
No Windows Movie Maker, vá a Tools»Options, clique no separador Advanced, reduza Picture Duration para 0.125 e Transition Duration para 0.25. Clique em OK. Seleccione todas as imagens na área Collections (Ctrl+A) e depois arraste-as para a cronologia situada na zona inferior do ecrã.
No Windows Movie Maker, vá a Tools»Options, clique no separador Advanced, reduza Picture Duration para 0.125 e Transition Duration para 0.25. Clique em OK. Seleccione todas as imagens na área Collections (Ctrl+A) e depois arraste-as para a cronologia situada na zona inferior do ecrã.
18. Exportar o ficheiro
Em ambas as aplicações, escolha a opção Save e guarde o ficheiro no seu computador. Para criar o vídeo final no iMovie, clique em File•Export. No Movie Maker, clique em Save Movie To My Computer. Escolha as definições de exportação desejadas e clique em OK. Agora já pode reproduzir o seu vídeo em time-lapse.
Em ambas as aplicações, escolha a opção Save e guarde o ficheiro no seu computador. Para criar o vídeo final no iMovie, clique em File•Export. No Movie Maker, clique em Save Movie To My Computer. Escolha as definições de exportação desejadas e clique em OK. Agora já pode reproduzir o seu vídeo em time-lapse.
in O Mundo da Fotografia Digital - Junho 2010
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