sábado, 28 de janeiro de 2012

Captar e editar fotos em time-lapse

Se quer ser criativo na fotografia de flores, sugerimos que capte várias fotos de um botão a desabrochar e as utilize para criar um vídeo em time-lapse.

O QUE VAl PRECISAR Photoshop Elements 6 ou Photoshop CS, ou superior
O QUE VAl APRENDER Como fotografar e editar uma sequência de imagens, e depois transformá-las num vídeo em time-lapse
DEMORA Muitas horas ou até dias

Os filmes em time-lapse são visualmente apelativos, revelando em rápida sequência movimentos normalmente imperceptíveis ao olho humano. Esta técnica pode ser usada para captar qualquer tipo de assunto, desde flores a desabrochar à passagem de um dia, ilustrando em alguns segundos o movimento que ocorre num período de tempo maior.

Ao contrario do que possa pensar, o processo é relativamente simples e nem sequer exige um grande investimento em equipamento. Precisa de uma reflex que permita desactivar a funcionalidade Desligar automático (Auto Power Off), de uma fonte de alimentação que se ligue directamente à câmara (ou de uma bateria extra) e, o mais importante, de um temporizador - seja o da câmara, um comando à distância com essa função ou um software de captura remota.

É indispensável ter um tripé, assim como um candeeiro ajustável e um bom assunto para fotografar. Pode deixar a câmara ligada o tempo que quiser, mas se usar uma bateria tem de verificar a carga ocasionalmente e mudá-la, se necessário.

Com a sequência captada, só terá de recorrer ao seu computador para editar e criar o seu vídeo em time-lapse com a sequência de fotos.
1. Compor uma natureza morta
Escolha um local onde a flor possa estar imóvel durante uns dias. Cole uma cartolina à parede de forma a criar um fundo curvo, como vê em cima, e utilize um candeeiro como fonte constante de luz sabre o assunto. Opte por um enquadramento horizontal para que as imagens se adequem à orientação típica do vídeo.
2. Usar um tripé
Vai precisar de um tripé para manter a câmara imóvel durante o tempo necessário. Certifique-se que a posição lhe permite utilizar a ocular e ter acesso fácil à bateria, para o caso de precisar de a substituir. Quando a câmara estiver no local desejado, assegure-se de que todas as alavancas e manípulos do tripé estão apertados.
3. Energia constante
A maioria das reflex dispõe de uma função para desligar a câmara automaticamente após algum tempo de inactividade. Aceda ao menu da câmara e, quando localizar essa função, desactive-a.

Depois deve ligar a câmara à electricidade, mas caso não seja possível, certifique-se que tem uma bateria adicional carregada.
4. Utilizar um temporizador com intervalo
Para captar fotos a intervalos específicos, tem de controlar a câmara através de um temporizador. Dependendo da marca e modelo, pode fazê-lo através do sistema da câmara, como na Nikon D200, ou de um software de captura remota, como o Canon Remote Capture.

Pode ainda utilizar um comando à distância com temporizador.
5. Comando à distância com temporizador
A opção mais simples, mas também mais dispendiosa, é recorrer a um comando à distância com temporizador - o Canon TC-80N3 que vê na imagem, por exemplo, custa 159 euros.

Estes acessórios são ligados à câmara através de um cabo e activam o disparo do obturador a intervalos definidos por si.
6. Formato da imagem
Se usa o Photoshop Elements, escolha o formato RAW para poder reenquadrar e editar a sequência de fotos em simultâneo no Adobe Camera Raw - caso contrário, terá de abrir e editar uma imagem de cada vez. Se usa o Photoshop CS, pode fotografar em JPEG e usar Actions e ferramentas de processamento em lote.
7. Definir o equilíbrio de brancos
As nossas fotos foram captadas no canto de uma sala com um candeeiro comum como fonte de luz. Visto que é difícil bloquear totalmente a luz exterior numa sala, as fotos serão afectadas pela luz natural. Pode definir o equilíbrio de brancos manualmente, mas o modo automático deverá produzir melhores resultados.
8. Definições da câmara
Coloque a câmara no modo de Prioridade a abertura (Av) e defina f/14. Isto irá assegurar que a flor permanece focada enquanto se move e que as alterações na luz são compensadas automaticamente pelo tempo que o obturador permanece aberto.

Use o modo AF para focar a flor e depois mude para o modo MF.
9. Captar a sequência
Volte a verificar a posição do tripé, certificando-se que está bem fixo, e dê início à captura de uma sequência temporizada a intervalos de entre cinco a dez minutos - terá de fazer experiências consoante o assunto. Verifique como decorre o processo de duas em duas horas e, se for necessário, troque a bateria entre disparos. 
10. Gerir o conjunto de imagens
Embora as imagens tenham sido captadas com as mesmas definições da câmara, a luz natural alterou a exposição e a temperatura da cor entre elas. Isto pode ser corrigido no Photoshop.

Após importar os ficheiros, vá a Organiser, seleccione-os, clique com o botão direito do rato e escolha Edit with Photoshop Elements.
11. Processar em lote
No Adobe Camera Raw, clique em Select All e depois no menu Crop. Seleccione Custom e Pixels, e digite 800 por 600 nas caixas. Seleccione a ferramenta White Balance e clique no fundo para corrigir a dominante de cor. No separador Basic, coloque Exposure em +0.30, Brightness em 10 e Clarity e Vibrance em 20.
12. Alterar o nome e guardar
Clique em Save Images (canto inferior esquerdo) e guarde os ficheiros .dng numa nova pasta. Abra·o Photoshop Elements e vá a File•Process Multiple Files, seleccione a nova pasta DNG como fonte e crie uma nova pasta de destino. Na parte de baixo do ecrã, clique na opção Save As JPG e escolha Medium JPG. Clique em OK.
13. Adicionar um estilo
Para dar um aspecto fotográfico criativo à animação, abra uma imagem e duplique a camada do fundo. Prima Ctri+U e reduza Saturation para -100. Altere o Blending Mode da camada para Soft Light e funda as camadas. Prima Ctrl+L e defina Highlight para 215. Repita o processo para cada foto (ou veja o passo 14).
14. Utilizar uma Action
Adicionar o mesmo estilo fotográfico a uma imagem de cada vez demora muito tempo. Para acelerar esse processo, utilize a paleta Actions do Photoshop. Aí pode gravar todos os ajustes aplicados a uma imagem, criando uma Action que depois pode reproduzir e aplicar às restantes fotos, de forma automatizada.
15. Criar a sequência de imagens
Devera ter um programa de edição de vídeo básico no seu Mac ou PC (iMovie ou Movie Maker). Estas aplicações conseguem produzir vídeos em time-lapse simples. Basta seleccionar a pasta onde estão as imagens que converteu para JPEG e depois importá-las para a aplicação de edição de vídeo em questão.
16. Time-lapse no iMovie (Mac)
No iMovie, escolha todas as imagens da cronologia e guarde como um novo projecto. Seleccione todas as imagens na cronologia, clique com o botão direito do rato e escolha Edit Image Settings.

Clique em Show Photo Settings, desactive Ken Burns Effect e use o ponteiro inferior para reduzir a duração do fotograma para o mínimo.
17. Time-lapse no Movie Maker (PC)
No Windows Movie Maker, vá a Tools»Options, clique no separador Advanced, reduza Picture Duration para 0.125 e Transition Duration para 0.25. Clique em OK. Seleccione todas as imagens na área Collections (Ctrl+A) e depois arraste-as para a cronologia situada na zona inferior do ecrã.
18. Exportar o ficheiro
Em ambas as aplicações, escolha a opção Save e guarde o ficheiro no seu computador. Para criar o vídeo final no iMovie, clique em File•Export. No Movie Maker, clique em Save Movie To My Computer. Escolha as definições de exportação desejadas e clique em OK. Agora já pode reproduzir o seu vídeo em time-lapse.
in O Mundo da Fotografia Digital - Junho 2010

Sem comentários: