quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Monumento Megalítico da Pata do Cavalo / Monte das Boiças 1

Sítio científico. Monumento de falsa cúpula ou "tholos". O monumento tinha parte da câmara revestida internamente por muro de pedra insossa, suportando lajes em fiadas sucessivas, avançando ligeiramente sobre a anterior até fechar a falsa cúpula. (Durante a escavação foram encontrados entre os esteios e no meio da câmara restos das paredes feitas de pequenas pedras.)

DESCRIÇÃO
Planta composta por galeria rectangular e cripta poligonal, atingindo 6 m. de diâmetro, orientada segundo o eixo E. / O., com acesso a E. Galeria marcada por 4 esteios em travessão, de dimensões reduzidas, cripta por 8 esteios, alguns de enormes dimensões (c. 2,00 x 3,00 x 0,60). Visíveis ainda restos do "thumulus".
ACESSOS
EN. 120, em Azinheira de Barros corta-se para o Viso; na paragem da RN vira-se à direita na direcção do Monte das Boiças; 7 000 m. a NO. do monumento megalítico do Lousal.

ÉPOCA CONSTRUÇÃO
Eneolítico, c. 2000 a.C.

CARACTERÍSTICAS PARTICULARES
O maior monumento megalítico conhecido da cultura dos "tholoi", apenas superado pelo do Barro, em Torres Vedras, que pertence a uma outra civilização.

Sem comentários: