sábado, 7 de janeiro de 2012

Captar a cor

Mesmo que o tempo esteja um pouco nublado, as aves selvagens coloridas são um excelente motivo para explorar e captar imagens cheias de impacto. Os flamingos são um bom exemplo disso - aqui, a sua plumagem vibrante destaca-se contra os tons suaves do lago.
Experimente captá-los isoladamente, destacando a elegância das suas pernas e pescoços altos. Inclua vários exemplares num mesmo enquadramento, ou faça planos aproximados enquanto estes limpam as suas penas, eliminando as pernas por completo mas obtendo uma imagem interessante, plena de impacto.
A elegância dos flamingos proporciona fotos verticais incríveis, tal como comprova esta imagem de perfil. A cor das penas destaca-se, contra a água mais escura.
Não parece, mas esta foto foi captada sob luz de dia, de fraca intensidade, por isso aumentámos a sensibilidade para ISO 2.000 - a maioria das reflex digitais de gama média controlam bem o ruído. Mesmo com um monopé, usamos uma grande abertura, para obter uma velocidade de obturação rápida, que evitasse trepidações.
Com uma vasta extensão de água, um bom reflexo e alguma ondulação ligeira, esta foto (tirada a partir de um esconderijo, com uma objectiva de 400 mm) acentua o carácter abstracto da cena.
Um pato-bravo flutua num lago estagnado. As cores dão destaque à ave e o reflexo simétrico preenche bem o enquadramento.
A conversão para monocromático deste flamingo colorido permitiu transformar a água em negro puro, com belas ondas brancas, que quebram o reflexo mas criam profundidade.

in O Mundo da Fotografia Digital - Junho 2010

Sem comentários: