quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Actividades naúticas

A ABORDAGEM

Olá! Caros Irmãos Escutas: com a chegada do Verão, e mais propriamente o surgimento do tempo mais quente, começam as actividades náuticas na vivência dos nossos grupos.

Esta é uma época propícia para banhos, que aproveitamos para dar largas à imaginação e participar nas nossas actividades em busca de aventura, imbuídos em imaginários próprios da nossa vivência escutista.

E são estes planos de água, como são o mar aberto, albufeiras, os rios e lagos que escolhemos para vivenciar estas novas experiências. Com esta ficha de segurança pretendemos dar a conhecer algumas das características de cada local, assim como os principais perigos que eles possam apresentar.

O mar aberto, com os seus diversos tipos de ondas, bem como os rios com as suas correntes escondem vários perigos. Também os objectos que os mares e rios arrastam apresentam riscos durante a realização de actividades náuticas.

Durante o planeamento da actividade náutica devemos ter presente os diversos perigos que podem existir aquando da realização da actividade, tais como as inesperadas quedas das jangadas, a embarcação que se virou, uma escorregadela do pontão de apoio, etc. Por isso devemos estar sempre preparados para estes perigos, sensibilizando e alertando os nossos elementos para os perigos existentes. Também nos devemos precaver através da utilização de colete salva vida e aplicação de protector solar durante as actividades náuticas.

A segurança deve ser uma preocupação sempre presente, uma preocupação que deve ser incutida pelos dirigentes às nossas crianças e jovens. O princípio da segurança deve ser encarado, não como uma obrigação legal ou uma obrigação para com o dirigente, mas sim um dever de cada um dos participantes para consigo próprio.
 
Cabe ao dirigente a responsabilidade de estabelecer limites de área, para a execução da actividade, assim como assegurar o perímetro de segurança atendendo ao número de elementos na água, tendo também em conta as capacidades e conhecimentos que estes possuem, utilizando, sempre que tal se revele necessário, embarcações de apoio.
 
Tendo como objectivo contribuir para esta cultura de prevenção, foram elaboradas estas fichas de segurança, que chegarão até vós em 3 edições, pois pretende-se abordar um só tema por ficha. A primeira ficha pretende ser uma abordagem genérica ao tema. Na segunda ficha abordamos o mar aberto e os seus perigos escondidos, enquanto que na terceira elencamos alguns cuidados a ter na preparação e realização de actividades náuticas.
 
No ensejo de proporcionar excelentes actividades, e em segurança, resta-nos apresentar os votos de uma boa caça e boas viagens de descoberta de novos mundos... assim seja esse o vosso imaginário.

Ficha Técnica:
Edição nº5 - 2010
Design: Gonçalo Vieira
Ilustração: Pedro Alves
Revisão e Adaptação:
Departamento Nacional de Protecção Civil e Segurança
Departamento Nacional dos Centros Escutistas
Edição do:
Corpo Nacional de Escutas
Escutismo Católico Português


Apoio Da:


Sem comentários: