sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Como... Criar uma montagem artística

Aprenda a posicionar, transformar e sobrepor várias imagens de uma mesma cena, para criar uma fotocomposição invulgar e criativa.

O QUE VAI PRECISAR Photoshop Elements 6, Photoshop CS, ou superior
O QUE VAI APRENDER Como adicionar várias fotos num único documento do Photoshop, como reposicionar, transformar e alinhar conteúdo de camadas de forma rápida
DEMORA APENAS 20 minutos
 
Nas décadas de 1970 e 80, o artista David Hockney costumava fotografar uma paisagem a partir de vários ângulos (e até em alturas do dia diferentes). Posteriormente, combinava as várias fotos numa única colagem, de modo a evocar uma impressão de tempo e espaço - à semelhança do trabalho de Michael Hallet. Estas magníficas colagens, conhecidas como "fotouniões", permitem apresentar uma paisagem de uma forma única e criativa.
 
Quando une um conjunto de fotografias no Photoshop, é frequente preocupar-se em combiná-las cuidadosamente para criar, por exemplo, uma imagem panorâmica homogénea - como pode verificar no artigo anterior. Neste tipo de fotocomposições, no entanto, assume-se abertamente a utilização de várias fotografias, pelo que não é necessário disfarçar contornos sobrepostos ou tonalidades díspares.
 
Para fotografar as componentes para a sua colagem, mantenha a câmara em modo Automático. As diferenças de iluminação entre cada foto irão conferir dinâmica e profundidade à sua colagem. Experimente várias distâncias focais, para obter imagens com elementos de diferentes dimensões. esteja à vontade para rodar a câmara em ângulos criativos, já que isto trará contornos irregulares à sua colagem, chamando, assim, a atenção para as suas componentes individuais.
 
Mostramos-lhe como criar a sua fotomontagem no Photoshop Elements,usando os 12 ficheiros originais incluídos no CD.
1 Criar o ficheiro de base
Abra o Photoshop Elements e vá a File»New»Blank File. Dê o nome União ao novo documento. Para acomodar as 12 fotos digitais em tamanho integral numa única tela, defina Width para 76 cm, Height para 32 cm e Resolution para 240. Em seguida, defina Background Contents para White, usando o menu, e depois clique em OK.
2 Abrir o primeiro ficheiro
Vá a File»Open, localize o ficheiro Montagem_001.jpg no CD e abra-o. escolha Select»All, depois Edit»Copy. Vá até ao seu documento em branco e escolha Edit»Paste. Estará, assim, a adicionar a foto numa nova camada. Renomeie a camada como União 01. Agora já pode fechar o documento Montagem_001 para libertar a interface.
3 Adicionar uma guia
O ângulo de inclinação da ponte varia em cada foto. Para conseguir colocar a ponte na horizontal, precisa de uma referência visual. Vá a View»Rulers. Clique no interior da régua, no topo, e, arrastando o cursor para baixo, adicione uma guia horizontal ao ficheiro base. Posicione a guia a cerca de 16 cm, como no exemplo em cima.
4 Rodar e posicionar
Vá a Image»Transform»Free Transform. Surgirá uma caixa em torno da fotografia. Coloque o cursor fora da caixa e aparecerá en ícone de rotação. Clique e arraste para rodar a foto, de forma a que a ponte fique paralela à guia. Clique dentro da caixa e arraste para posicionar a foto à direita da imagem base; depois pressione Return.
5 Alinhar a segunda foto
Abra a imagem Montagem_002.jpg. Copie-a e cole-a na imagem base, como fez antes. Dê o nome União 02 à camada e defina Opacity para 50%. Use Free Transform (Ctrl+T) para rodar e posicionar a foto, alinhando a ponte com os detalhes da camada União 01. Clique no visto quando estiver satisfeito e reponha Opacity para 100%.
6 Irregular e pronta
Adicione a foto Montagem_003.jpg à imagem base. Rode e posicione-a sobre as camadas anteriores, alinhando-a. Não se preocupe se os elementos não ficarem perfeitamente alinhados - estas imperfeições conferem o efeito de fotocolagem pretendido e chamam a atenção para as suas diferentes componentes individuais.
7 E repetir...
Repita os passos 2 a 4, para adicionar as 12 fotos originais à imagem base. No final, seleccione a ferramenta Move Auto Select Layer - activa cada camada clicando na respectiva foto. Para ajustar a combinação das fotos, use as teclas das setas no teclado para mover a imagem de cada camada activa na direcção certa.
8 Ajustes tonais
Camadas diferentes possuem tons diferentes, o que até reforça a profundidade. Algumas camadas, porém, estão demasiado escuras. Para as ajustar, clique em União 06, vá a Enhance»Adjust Lighting»Levels. Arraste o ponteiro central para 1.23 para clarear os meios-tons. Clique em OK. Repita com União 09.
9 Ajustar as cores
Vai reparar que as cores nas fotos originais estão um pouco monótonas. Para optimizá-las, clique no ícone Create New Adjustment Layer, no fundo da paleta Layers, e escolha Hue/Saturation a partir do menu. Arraste esta camada de ajuste para o topo da pilha de camadas. Defina Master Saturation para +35 e já está!
DICA Trabalhe mais depressa
Para alinhar as fotos precisa de reduzir a opacidade de cada camada para 50%; reponha-a depois para 100%. Pode fazê-lo com o ponteiro deslizante Opacity, na paleta Layers, mas, uma forma mais rápida de o fazer é pressionar a tecla 5, para obter 50% de opacidade, e a tecla 0 para repôr os 100%.
in O Mundo da Fotografia Digital - Julho 2010

Sem comentários: