sábado, 25 de agosto de 2012

Secretariados

Já se previa no nascimento dos Cursilhos, que o seu crescimento e desenvolvimento exigiriam uns organismos para salvaguardar a sua essência: os Secretariados.

É curioso que nas nossas primeiras publicações, já dizíamos que não teriam de ser «torres de comando», hoje acrescentaríamos que tampouco convém que sejam «parlamentos democráticos», onde o essencial possa estar ao sabor de uns votos.

É uma pena que bastantes vezes na prática, seja por desconhecer a sua finalidade ou talvez pelas ânsias de protagonismo dos seus componentes, em vez de cumprir as suas obrigações, os Secretariados se tenham tornado com frequência fonte de confusas imposições.

Raras vezes foram caminho de comunhão, de coordenação, ou de serviço, porque parece ter-lhes interessado mais a ideia que segundo a situação particular de cada um, se formou do que querem que seja o Movimento de Cursilhos, que estudar a fundo, aprofundando o que verdadeiramente são e podem chegar a ser, enquanto se respeita o que alguém muito acertadamente chamou de carisma fundacional.

O carisma fundacional não muda, mas evolui a partir da própria identidade, não do que lhe acrescentam. A evolução opera-se na correcta aplicação a cada circunstância pessoal ou colectiva concreta, do querer viver a vida de Graça como realidade partilhada em amizade (Reunião de Grupo) e tratar de possibilitar que o melhor de cada um chegue ao maior número possível (Ultreia):

A vida de cada cristão e a sua pessoal conversão estão em continuo dinamismo à medida que vai consciencializando-se de que cada pessoa, cada acontecimento e cada coisa, é portadora de uma nova e distinta possibilidade de Evangelho.

Hoje diríamos que os Cursilhos de Cristandade são:

          A MELHOR NOTICIA: que Deus em Cristo nos ama 


          Comunicada pelo MELHOR MEIO: que é A AMIZADE
 

          até o MELHOR DE CADA UM: que é:
 

                    seu ser pessoal
 

                    sua capacidade de CONVICÇÃO, de DECISÃO e de CONSTÂNCIA.

E o que há que enfatizar hoje, agora e desde já, para estar no limite do que hoje se discute, é o possibilitar e facilitar a cada pessoa:

UM ENCONTRO CONSIGO MESMO (sempre absolutamente imprescindível para poder-se encontrar com DEUS e com os IRMÃOS

Há que assinalar como meta, ainda que não exclusiva: OS AFASTADOS (por mal informados, por desinformados ou por não informados).
 

Os Secretariados, tanto o O.M.C.C. como os Secretariados nacionais, são:



SER:

Guardiãs da pureza do Método (Dr. Hervás)

Encarregados de dar a conhecer a Essência, a Mentalidade, a Finalidade e a expansão pelos meios adequados, à hierarquia e ao povo de Deus.

Ao serviço da sua eficácia prática publicar:
 

          Lista dos Secretariados Nacionais e Diocesanos, domicilio, distrito postal, 
          número de  telefone, Fax, horários de contacto.

          Lista de locais, dias e horas em que se celebram as Ultreias.

Nas publicações, aprofundar nas raízes do Movimento e dar conta dos seus frutos. 


A unidade descobre-se na eficácia do «que»
 

A diversidade produz a multiplicação dos «comos»

Afiar e refinar o método mais prático para chegar ao que é o «que» se pretende.
 
Que haja unidade de mensagem, não por imposição de nada, mas sim porque pretendemos todos o mesmo, coisa possível se sabemos prescindir das peregrinas originalidades que tem vindo a tonar menos transparente o carisma fundacional.

Eduardo Bonnín


© Fundación Eduardo Bonnín Aguiló
documentos@feba.info
Mateo Enrique Lladó 3_1ºA y 2ºB - E-07002 Palma de Mallorca - Spain

Sem comentários: