sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Como... Conseguir a panorâmica ideal

Veja como pode usar o Photoshop para combinar várias fotos e obter uma panorâmica, mesmo que tenha fotografado sem tripé.

O QUE VAI PRECISAR Photoshop Elements 6 ou Photoshop CS
O QUE VAI APRENDER Como juntar várias fotos de uma cena, para formar uma panorâmica
DEMORA APENAS 25 minutos

Há uma vasta gama de equipamento especializado, concebido para o ajudar a obter uma sequência de fotos perfeitamente niveladas e alinhadas. Mas, como seria de esperar, este equipamento é dispendioso. Porém, com as técnicas certas, na maioria das cenas panorâmicas é difícil, ou mesmo impossível, notar diferenças assinaláveis entre fotos tiradas com equipamento profissional e imagens captadas sem tripé.

A funcionalidade Photomerge, do Photoshop, facilita a criação de panorâmicas a partir de várias imagens e é suficientemente poderosa para combinar, com sucesso, as suas fotos tiradas com a câmara na mão, corrigindo e compensando horizontes desnivelados e diferenças de exposição.

No entanto, não deixa de ser importante tentar obter uma sequência de fotos com a melhor qualidade possível. As imagens aqui utilizadas foram captadas sem recorrer a um tripé, com uma objectiva de 50mm, e têm 20 a 50 por cento de sobreposição entre elas, de forma a garantir uma combinação o mais realista possível.
1 Abrir os ficheiros no Photomerge
No Photoshop Elements, vá a File»New»Photomerge Panorama. Quando a janela Photomerge surgir, verá uma série de opções de disposição à esquerda. Escolha a opção Auto e, na área dos ficheiros, clique em Browse, de modo a localizar as imagens. Clique em OK para dar início ao processo.
2 Verificar a imagem
Use as teclas Ctrl e + para aumentar o nível de Zoom e, depois, enquanto carrega na barra de espaços, clique no botão esquerdo do rato para percorrer a imagem. Verifique se o Photomerge combinou bem as imagens. Poderá ver linhas brancas em alguns níveis de zoom; é onde as imagens foram "cosidas", e não serão visíveis no fim.
3 Fundir as imagens
Funda as camadas via Layer»Merge Visible. Reduza o nível de Zoom até a panorâmica preencher o ecrã (Ctrl+0). O horizonte encontra-se um pouco distorcido. Para o corrigir vá a Filters»Correct Camera Distortion e aumente Remove Distortion para +20. Um valor mais elevado fará o efeito contrário ao que se pretende eliminar.
4 Mais ajustes
Clique em OK para aplicar a alteração. Embora a função Remove Distortion tenha melhorado o problema da distorção, o horizonte ainda não está nivelado. Para o corrigir, vá a Filter»Distort»Liquify. Utilize a ferramenta Warp, a primeira da paleta de ferramentas, aumentando o tamanho do pincel para 62 e definindo Pressure para 50.
5 Nivelar o horizonte
Começando pelo centro da imagem, mova o pincel até que este se encontre sobre o horizonte. Agora, em suaves movimentos, clique e mova o horizonte ligeiramente para baixo e, depois, solte o rato. Continue ao longo da linha do horizonte até que a forma arqueada esteja menos pronunciada. Repita em todas as áreas com distorções.
6 Reenquadrar e cortar
Escolha a ferramenta Crop e seleccione toda a imagem. Depois, mova os pontos de controlo da janela de selecção para que as margens irregulares da imagem sejam excluídas. Assim que ajustar todos os pontos de controlo, clique no visto verde para recortar a foto e obter margens perfeitamente rectas.
7 Melhorar o céu
Com a ferramenta Magic Wand, seleccione o céu e, depois, clique em Refine Edge e defina Feather para 5 píxeis. Vá a Layer»Adjustment Layer»Levels, deslize o ponteiro das sombras (esquerda) para 45 e o central (meios-tons) para 0.35. Seleccione um pincel preto grande e defina Opacity para 20% e Size para 1.000 píxeis.
8 Melhore o primeiro plano
Use o pincel em movimentos circulares ao longo do lado direito do céu, para uniformizar a exposição. Clique na camada do fundo e use Magic Wand para seleccionar novamente o céu. Vá a Select»Invert e redefina a margem. Vá a Layer»Adjustment Layer»Levels e arraste o ponteiro da esquerda para 12 e o da direita (altas luzes) para 184.
9 Toques Finais
Para reforçar as cores, clique na camada superior e vá a Layer»New Adjustmente Layer»Hue/Saturation. Aumente Saturation para 10. Use um pincel preto na máscara de camada para eliminar imprecisões nas áreas de transição. Funda a imagem (Flatten) e vá a Enhance»Adjust Sharpness. Defina Amount para 65, Radius para 1.5.
in O Mundo da Fotografia Digital - Julho 2010

Sem comentários: