domingo, 23 de setembro de 2012

A energia eléctrica do século XXI

Estamos em pleno século XXI, quase tudo evoluiu em relação ao século XX, evolução essa que no geral teve por objectivo uma melhor prestação de serviços ao consumidor final.

Mas em Portugal na área do fornecimento de energia eléctrica, o caso coloca-se de outra forma! O monopólio permite que se forneça o serviço como se quer porque não existe concorrência.

Não me venham falar das empresas privadas (além da EDP) existentes em Portugal... Essas limitam-se a adquirir o fornecimento de energia ao fornecedor universal em Portugal (a EDP) e a cobrar-nos o seu fornecimento.









 

Por isso temos a qualidade de serviço que temos... Hoje, o segundo dia de Outono, acordei, pelas 05:00 da madrugada, com o ruído dos alarmes das unidades de alimentação contínua, houvera um corte de energia eléctrica, poucos minutos depois calaram-se, fora reposto fornecimento de energia, virei-me para o lado procurando adormecer de novo, mas ainda não o conseguira fazer e já os alarmes cantavam de novo!

Durante quase meia hora o processo repetiu-se 'n' vezes, entretanto começaram alguns trovões longínquos e a chuva a bater no telhado. Por fim fartei-me, á luz da lanterna desliguei as unidades de alimentação continua, desliguei todos os equipamentos que se ligavam directamente na tomada e regressei à cama para finalmente adormecer.

Quando me ergui às 09:00 horas já o fornecimento de energia eléctrica fora reposto, mas de momentos a momentos a unidades de alimentação contínua tocam avisando que houve uma quebra de tensão.

Obviamente se algum dos meus equipamentos eléctricos avariar escuso de requerer uma indemnização compensatória à EDP, tal deveu-se às condições climatéricas, por conseguinte, razões alheias à mesma!
Porque razão em pleno século XXI uma empresa continua a servir um serviço com uma qualidade retrógrada? Será que os muitos milhões de lucros anuais ainda não permitiram á EDP investir num departamento de investigação que encontre soluções para assegurar a qualidade e eficiência do serviço? Ou continuaremos a correr o risco de voltar a sofrer um apagão em grande parte do país, alegadamente causado por uma cegonha???

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