sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Como... Simular o efeito de infravermelhos

Aprenda a reproduzir o efeito da película tradicional para infravermelhos, combinando ferramentas de conversão monocromática e adição de grão.

O QUE VAI PRECISAR Photoshop Elements 6, Photoshop CS, ou superior
O QUE VAI APRENDER Como aplicar o efeito de infravermelhos às suas fotos
DEMORA APENAS 15 minutos
 
Os efeitos da fotografia em película para infravermelhos são incríveis - folhagem clara, céus escuros, muito grão e graus variados de brilho, que lhe conferem uma aparência muito característica.
 
Também é possível captar verdadeiras fotos de infravermelhos na sua câmara digital, mas têm de colocar um filtro de infravermelhos na sua objectivas ou converter a sua reflex digital, para poder captar o espectro infravermelho. Infelizmente ambas as opções envolvem gastar dinheiro.
 
As boas notícias é que vamos mostrar-lhe como obter esse look, sem gastar um cêntimo a mais, utilizando o Photoshop Elements para o efeito! Pode também usar o Photoshop, ajustando as mesmas técnicas à interface respectiva .
 
Umas das vantagens de aplicar o efeito de infravermelhos durante o processo de edição é que pode corrigir e ajustar alguns problemas decorrentes da operação. Ao utilizar as ferramentas de conversão monocromática do seu editor de imagem pode fazer uma conversão rápida, através de um estilo predefinido e ajustá-la posteriormente, para afinações pontuais. O mesmo se passa, aliás com a adição de grão. A outra vantagem clara é que, desta forma, pode ficar com a imagem original, na sua versão a cores, e obter uma outra representação da mesma realidade, a infravermelhos. Continue a ler para saber como pode fazê-lo.
1 Preparar o ficheiro RAW 
Para se certificar de que as cores e os tons são convertidos na perfeição, abra Infravermelhos_Antes.dng no ACR. Aqui, pode usar os ponteiros de ajuste para aclarar as sombras e reforçar as cores. Mude Temperature para 4800, Tint para -27, Exposure para 1.25, Fill Light para 58, Brightness para 25 e Contrast para 20.
2 Converter para infravermelhos
Clique em Open Image para abrir a imagem do Photoshop Elements. Depois, vá a Enhance»Convert To Black And White, e seleccione Infrared Effect na caixa Select A Style, à esquerda. Para reforçar o efeito e escurecer o céu, reduza o ponteiro de Blue ligeiramente e aumente Contrast. Clique em OK.

3 Aumentar o contraste
A imagem está já a adquirir o aspecto de infravermelhos, mas neste momento os tons apresentam falta de contraste. Para escurecer as sombras, aclarar as altas luzes e aumentar o contraste geral da imagem, vá a Enhance»Adjust Lighting»Levels. Na janela que surge, aumente Shadows para 32 e reduza Highlights para 200.

4 Adicionar grão
Uma das características da película para infravermelhos é a presença de grão. Para o reproduzir, crie uma camada nova e vá a Edit»Fill Layer. Defina Contents para 50% grey e clique em OK. Para adicionar o grão, vá a Filter»Noise»Add Noise e aumente Amount para 12.5. Seleccione as opções Gaussian e Monochromatic.

5 Misturar o grão
Clique em OK para aplicar o grão à Fill Layer. Em seguida, defina o modo de mistura das camadas para Overlay, através do menu situado no topo da paleta de camadas. Se a influência do grão lhe parecer excessiva, reduza a opacidade da camada para 75%. Pode agora fundir a camada com grão com as restantes através de Layer»Flatten Image.

6 Clarear e escurecer selectivamente
Para terminar, seleccione a ferramenta Burn, na paleta de ferramentas, e escolha um pincel com um diâmetro de cerca de 300 píxeis. Defina Exposure para 5% e Range para Shadows. Pode agora usar o pincel para escurecer selectivamente áreas do céu. Mude para a ferramenta Dodge e utilize-a para reforçar as altas luzes.

in O Mundo da Fotografia Digital - Julho 2010


Sem comentários: