Colocámos frente a frente estas duas reflex digitais de gama profissional, exímias em condições extremas de tranalho. Descubra qual se sai melhor neste confronto de titãs!
Tanto a Nikon D3s como a Canon EOS-1D Mark IV foram concebidas com a mesma finalidade: a fotografia de alta velocidade, em condições complexas e extremas. Assim, destinam-se a fotógrafos profissionais, sobretudo nas áreas do desporto, fotojornalismo ou vida selvagem.
Ambas as câmaras são robustas e integram uma lista de especificações capaz de impressionar fotógrafos que dependam de uma perfomance de topo e de alta velocidade garantida. Em teoria, tanto a 1D Mark IV como a D3s oferecem funcionalidades impressionantes, algumas das quais pareceriam impossíveis há poucos anos atrás. A evolução tem sido fantástica!
Porém, especificações destas têm o seu custo, mas, tendo em conta a gama em que se inserem, estas câmaras são competitivas também no que respeita ao preço. Qual vencerá então o título de "melhor reflex profissional"? Continue a ler para descobrir.
Como testámos
Testámos estas duas campeãs num ringue de boxe, sob várias condições de iluminação, com uma série de motivos estáticos e em movimento. A D3s foi testada com uma objectiva Nikon AF-S 24-70 mm f/2.8G ED, e a 1D Mark IV com uma Canon EF 24-105 mm IS USM f/4L. Foi ainda produzida uma série de imagens, em laboratório, para aferir os rendimentos objectivos de ambos os sistemas, nomeadamente no que concerne à respectiva qualidade de imagem.
Interpretação de cor
A D3s produz imagens com uma paleta de cores mais suave no modo de equilíbrio de brancos Automático. A par de uma ligeira subexposição, as cores mostraram-se mais menos fiéis do que as captadas pela 1D Mark IV.
Autofoco
O sistema AF de 51 pontos da D3s é rápido e responde bem em condições de luz exigentes. Fixou-se no nosso assunto e seguiu, sem dificuldades, o movimento, resultando numa série de fotos bastantes nítidas.
Interpretação de cor
As cores captadas pela 1D Mark IV são agradáveis e vibrantes, com tons mais quentes do que os da D3s. As cores mostram-se mais impressionantes e naturais quando vistas directamente na câmara, sem alterações.
Autofoco
A nova 1D precisava mesmo de um sistema AF melhorado. Tem agora 45 sensores AF, 39 dos quais são cruzados (detecção horizontal e vertical). O novo sistema funcionou muito bem em condições exigentes.
Colocar reflex difitais de peso como a D3s e a 1D Mark IV no ringue promete, à partida, um combate renhido. Ambas estão na sua melhor forma e são, indubitavelmente, as actuais reflex do mercado indicadas para fotógrafos de desporto e acção que exijam qualidade e desempenho excepcionais, bem como rapidez e uma grande quantidade de imagens por segundo.
Ambas as câmaras evoluíram de forma previsível em relação às suas antecessoras, pelo que os utilizadores familiarizados com a disposição de controlos da Canon ou da Nikon sentir-se-ão à vontade. Como podemos então distingui-las em termos de perfomance? Examinaremos as características que as fazem destacar-se das restantes e iremos colocá-las em confronto directo.
Sensores
A Canon 1D Mark IV integra um sensor CMOS APS-H de 16,1 MP, com um formato entre o full-frame e o APS-C. Isto resulta num factor de conversão de 1,3x e, ainda que alguns utilizadores possam ficar desiludidos por não ser full-frame, outros - sobretudo os fotógrafos de desporto e de vida selvagem - darão graças por esse alcance extra na distância focal máxima das suas teleobjectivas.
A Nikon optou pelo formato full-frame, oferecendo um sensor FX CMOS de 12,1 MP. Apesar de não alcançar a resolução da 1D Mark IV, este factor não deverá ser limitativo para o seu público-alvo, já que os seus píxeis são mais do que suficientes para facilitar um reenquadramento mais fechado se necessário.
Fraca luminosidade
Fotografar em condições de baixa luminosidade e com sensibilidades ISO altíssimas parece ser a prioridade para ambos os fabricantes. Com o lançamento da D3s, em Outubro de 2009, a Nikon surpreendeu a comunidade fotográfica com as suas altas sensibilidades ISO, com uma gama ISO de 200 a 12.800, catapultando-a para a frente da corrida no que respeita ao registo de cenas com luz escassa. A Canon rispostou com esta 1D Mark IV mas, nos nossos testes, as fotos tiradas a ISO 12.800 apresentam mais ruído, sem no entanto prejudicar a utilização final dos respectivos ficheiros.
Ambas as câmaras são expansíveis a uma colossal sensibilidade ISO 102.400, ainda que as fotos captadas com estas definições exibam tanto ruído que praticamente impedem a sua utilização em condições normais.
Um foco rápido e preciso é crucial para fotógrafos de acção, vida selvagem e, genericamente falando, de reportagem. Nesta área ambas as câmaras se portaram excepcionalmente bem nos nossos testes, conduzidos sob condições de luz muito exigentes e complexas.
A Canon está de parabéns pela remodelação profunda do sistema de autofoco da anterior 1D Mark III, que permite agora desfrutar da incrível perfomance da 1D Mark IV. Com 45 sensores AF, 39 dos quais cruzados, a Canon esmerou-se com um sistema sofisticado que funciona sem mácula, sobretudo se usar objectivas como sistema USM deste fabricante. E como pode aventurar-se para lá das predefinições e personalizar a câmara de acordo com as suas necessidades, a perfomance do foco pode ainda ser optimizada.
A D3s exibe um sistema AF de 51 pontos, com 15 pontos cruzados, revelando-se rápida e eficaz nos nossos testes. Este sistema afasta-se menos do seu antecessor, mas também não carecia de grandes melhorias. Importa ainda referir que a Nikon afinou o sistema de autofoco por detecção de contraste da D3s para facilitar a captura de vídeo no modo Live View.
No capítulo da velocidade, a D3s fotografa a 9 fps, a menos que esteja a usar uma objectiva DX - o formato de sensor de menor dimensão deste fabricante - em que a taxa de fotogramas por segundo sobre para 11. Se o fizer, contudo, perderá parte do potencial conferido pelo sensor full-frame da câmara. Já a Canon oferece uns constantes 10 fps, o que faz dela a vencedora em termos de velocidade geral.
É justo afirmar que ambas as câmaras são suficientemente rápidas para a maioria das condições e, ainda que possa parecer supérfulo, o seu aspecto e som são igualmente magníficos, sobretudo ao efectuar uma série de disparos.
Notas finais
Os modos de Vídeo HD estão muito em voga e vem integrados na maioria das reflex digitais recentes. Estes dois modelos não são excepção e oferecem essas funcionalidades. A D3s grava vídeos em HD 720p a 24 fps. A 1D Mark IV grava vídeos em Full-HD 1080p a 29,97 fps, levando vantagem relativamente à proposta da Nikon.
Veredicto
Se já tem uma Nikon ou uma Canon, os resultados deste teste serão pouco relevantes, já que nenhuma das câmaras apresenta uma razão convincente para trocar de sistema. Ambas são fantásticas e é pouco provável que até o mais exigente dos fotógrafos fique desiludido com os seus desempenhos e com a qualidade das imagens produzidas. O que as distingue de outras reflex digitais é a sua capacidade de congelar movimentos rápidos e de operar sob fracas condições de ilumincação, e aí ambas cumprem com distinção.
No teste às sensibilidades ISO, a Nikon saíu a ganhar - as nossas fotos revelam que a D3s obtém melhores resultados a sensibilidades ISO elevadas. Ainda assim, com ambas as câmaras, as fotos captadas a ISO 6.400 são boas, e razoáveis a ISO 12.800. Acima destes valores a Nikon saiu-se melhor, mas ambas criaram demasiado ruído para serem utilizáveis em condições normais.
No que toca à velocidade, ambas se mostraram incríveis, sobretudo quando se usa o autofoco em situações de disparo contínuo. A 1D Mark IV integra um fotómetro mais preciso e a interpretação de cores é mais fiel do que a da D3s, mas esta última pode ser personalizada para compensar este aspecto.
A Canon ganha ainda no modo de vídeo Full HD (1080p).
O nosso teste exaustivo a ambas as câmaras leva-nos a declarar um empate técnico - ambas tem prós e contras, que podem tender a balança para um ou outro lado. Concluísmo, portanto, que, não sendo perfeitas, estão muito perto disso!
Análise ponderada ao desempenho global
Nikon D3s
Classificação oooooo
O desempenho da Nikon e as sensibilidades ISO elevadas conferem-lhe uma ligeira vantagem global.
Canon EOS-1D Mark IV
Classificação oooooo
A fotometria e focagem muito eficazes convenceram, tal como os 10 fps, mas perde no confronto ISO.
Comparação de funcionalidades
Nikon D3s
Classificação oooooo
As funcionalidades desta câmara são mais limitadas que as da sua rival, mas não deixam de impressionar.
Canon EOS-1D Mark IV
Classificação oooooo
Um modo de vídeo melhor, mais rapidez nas capturas e uma maior quantidade de píxeis fazem desta uma aposta mais versátil, mas por uma curta margem.
Serão um bom investimento?
Nikon D3s
Classificação oooooo
A D3s pode ser a mais acessível das duas, mas o seu conjunto de funcionalidades não deixará de pesar.
Canon EOS-1D Mark IV
Classificação oooooo
Apesar de ser mais cara que a D3s, a 1D Mark IV continua a exibir um valor relativamente aceitável.
in O Mundo da Fotografia Digital - Julho 2010
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