sábado, 8 de setembro de 2012

Antecedentes Ideológicos

Chamamos assim às ideias que presidiram ao período de preparação dos Cursilhos de Cristandade e que constituem as linhas fundamentais do seu desenvolvimento, considerando a explicação da sua aparição. São:

CONCEITO TRIUNFAL DO CRISTIANISMO

Isto é, ter a absoluta certeza de que o Cristianismo é a solução de todos os problemas humanos. Não existe outro nome que o de Jesus para que possamos ser salvos. São Paulo é o defensor deste pensamento (Coríntios II, VI, 1)

Contraposição: Todos quantos cremos ser salvadores por nós mesmos ou pela força, ou pelas estruturas, ou pela inteligência ou por qualquer outra coisa. Toda a visão pessimista, triste, amargurada, do problema.

VISÃO DINÂMICA DO CATOLICISMO

A) Não só que temos a solução, mas também que a temos de comunicar.
B) Toda a paragem é retrocesso; visão ascética, visão de peregrino; ir continuamente da realidade ao Ideal, do homem existente ao homem possível.

Contraposição: Toda a visão burguesa, estática, conformista, inoperante.

O APOSTOLADO É UMA EXIGÊNCIA DE VIDA CRISTÃ

Não uma superabundância, não uma organização ou uma estrutura, mas um organismo vivo tão longe de a estrutura burocrática como da orgulhosa elite suficiente.

Contraposição: Só apostolando os (x) ou os (z). Os demais, massa desprezível.

CONHECIMENTO DOS HOMENS DE HOJE

Dos seus problemas e da sua angústia. Conhecimento vivo, experimental, não dos livros. Conhecimento aprendido da convivência com a massa que o fermento de Cristo deve vivificar.

Contraposição: Todo o "catolicismo" (?) de classe ou de capela, ou teorizante.

UM PRINCIPIO DE INSATISFAÇÃO

Simples, directo e cheio de esperança, fonte de realizações cada vez melhores. Cheio de disposição de melhoria. Revisão dos próprios métodos.

Contraposição: Já está bem assim! Não complique

CONVICÇÃO DA RESPOSTA

De que é realmente possível que quantos vivem à margem da religião, sintam a chegada da graça e sejam totalmente capazes de entregar-se a Cristo sempre que se lhes apresente tal qual é (sem deixar de ter em conta a sua liberdade) e uma ESPERANÇA FIRME de que se se realizava a experiência sucederia o mesmo de sempre: Madalenas e Zaqueus se converteriam nos seus mais dinâmicos apóstolos.

EM ESFORÇO POR ENCONTRAR UMA TÉCNICA

Da realização concreta calcada nos procedimentos apostólicos e que tenha em conta os problemas e exigências de cada pessoa para soluciona-los de raiz.

A CONVICÇÃO DE QUE A SOLUÇÃO TERIA QUE SER SIMPLES E UNIVERSAL

E por isso devia ser católica. Deveria viver-se no Cursilho a catolicidade efectiva e que portanto toda a classe de pessoas, raças, classes, etc., deveria convergir em tudo o que no Cursilho se dera, por muito distante que fosse a sua procedência ou o seu ponto de partida. 
 
Eduardo Bonnín
Francisco Forteza
© Fundación Eduardo Bonnín Aguiló
documentos@feba.info
Mateo Enrique Lladó 3_1ºA y 2ºB - E-07002 Palma de Mallorca - Spain

Sem comentários: