sábado, 1 de setembro de 2012

Viver a verdade e da verdade

As verdades teológicas somente têm conteúdo vital para o homem, não quando se mantêm puras e incontaminadas nas definições abstractas dos teólogos, mas quando são guia, base, impulso e meta da pessoa na dimensão da sua vida prática, concreta, visível e encarnada detalhe a detalhe, que é onde a rectidão da consciente atenção e intenção, dirigem o seu viver, que à medida que vai discorrendo pela via do amor a Deus, e ao próximo, vai comprovando com alegria que ele leva uma renovação constante da visão, da perspectiva e da valoração das pessoas, dos acontecimentos e das coisas.

Então é quando vai experimentando que qualquer reacção ante o quotidiano fluir da vida, o impulsa à reflexão disjuntiva de saber agradecer a Deus se gosta dele, ou saber oferecê-lo se não gosta dele.

Quando o homem crê de verdade e activa as sus qualidades para experimentá-lo na sua realidade, que Deus o ama em Cristo,

          encaixa o seu passado
          agradece o seu presente
          e confia no seu futuro

Porque Cristo ama o homem:

          e sofrem e morrem as crianças
          e sofrem e morrem  as mães
          e existem anormais
          e maníacos
          e loucos

e apesar disso, Deus em Cristo nos ama.

Crer no seu amor apesar de tudo isto e muito mais, que talvez nos toque de mais próximo, é confiar Nele. Um confiar que é um fiar-se Nele muito por cima de tudo o que parece que induz ao contrário.

A fé não é somente crer o que não vemos mas saber dar sentido de fé, ao que vemos, vivemos e experimentamos.    .

Saber crer é a melhor maneira de empregar a nossa capacidade de saber. Se queremos ser cristãos activos, só estamos obrigados a crer o que não podemos saber. O saber crer conduz ao saber mais, enquanto não se torce o caminho até o crer saber. Quando alguém crê saber, se fecha e muda a fascinante faculdade de viver aberto ao assombro, pela chata atitude de fechar-se na angústia.

A dimensão da fé no tempo é a esperança.


Eduardo Bonnín

© Fundación Eduardo Bonnín Aguiló
documentos@feba.info
Mateo Enrique Lladó 3_1ºA y 2ºB - E-07002 Palma de Mallorca - Spain

Sem comentários: