quarta-feira, 22 de outubro de 2008

As aves II

Galinha-d'água Gallinula chloropus 33cm
Muito comum em estuários, ribeiras, paúis e noutros locais encharcados por água doce. Em geral mantém-se escondida entre a vegetação das margens. Os sons que emite são relativamente fortes e fazem lembrar o coaxar das rãs ('curruc', 'kittic' e 'kaak'). Quando nada move o pescoço, aos sacões, para diante e para trás.
Galeirão Fulica atra 38cm
Vive nas águas doces, onde chega a formar grandes grupos. Possui um temperamento belicoso, brigando com frequência e utilizando as patas na luta. Chapinha à superfície dos charcos enquanto ganha velocidade para levantar voo. Emite um 'kewk' relativamente forte e estridente.
Mergulhão-pequeno Tachybaptus ruficollis 27 cm
Procura abrigo e constrói o ninho no meio da vegetação, nas margens das lagoas e dos rios. Os pais podem ser vistos a nadar, transportando os filhos às costas. O seu grito de chamada consiste num trinado forte e estridente; emite também um 'uit, uit'.
Corvo-marinho-de-crista Phalacrocorax aristotelis 76cm
Nidifica em Portugal, em sectores de costa rochosa. A plumagem negra dos adultos apresenta reflexos esverdeados; os jovens têm o ventre branco. Nada debaixo de água com grande rapidez e agilidade para capturar os peixes de que se alimenta.

Sem comentários: