quinta-feira, 16 de outubro de 2008

As aves

Garça-branca Egretta garzetta 56cm
Nidifica em colónias, situadas próximo de rios, charcos ou lagoas; também na costa marítima, em ilhotas rochosas. O bico é escuro e as pernas são pretas, com as patas amarelas. Foi muito perseguida no início do século XX, por causa das penas que eram utilizadas em adornos do vestuário feminino.
Garça-boieira Bubulcus ibis 51cm
Durante a época de nidificação apresenta tonalidades avermelhadas na cabeça e no dorso. O bico e as patas são amarelados. Encontra-se com frequência junto do gado, por vezes em locais áridos. Cria em colónias e constroi o ninho nas árvores ou em ilhotas rochosas no mar.
Cegonha-branca Ciconia ciconia 102cm
Na Alemanha é considerada ave nacional. Constroi o ninho em árvores e no cimo dos edifícios e ruínas. As cegonhas da Península Ibérica vão passar o inverno nas estepes e savanas da África Ocidental. Nalguns países, costuma dizer-se que as cegonhas trazem os bebés.
Garça-real Ardea cinerea 90cm
Cria nas árvores e em escarpas rochosas. É muito comum no país durante os meses de Outono e Inverno, podendo ser vista principalmente nos estuários, açudes e junto às margens dos rios. Alimenta-se em grande parte de peixes que captura arpoando-os com o bico.

Sem comentários: