A PDI é um dos mais velhos fabricantes de peças de upgrade, no negócio do airsoft e tem sem dúvida a maior variedade de peças no seu catálogo. De espingardas de sniper operadas por mola até peças internas de AEG, bem como melhorias de performance para os últimos modelos Gas Blowback e AEP, a PDI tem as peças para afinar a sua arma. As suas instalações de fabrico são usadas também para outras produções industriais (tais como marcadores para segurança e polícia, robótica e assim por diante), assim a maquinaria e capacidade de engenharia é de superior qualidade.
Enquanto algumas das peças tem uma aproximação simplista, outras podem mudar completamente a forma como as peças funcionam porque a PDI apresentou uma ideia melhor. Quer a peça seja algo que toda a gente espera ou uma ideia original, o trabalho e o acabamento é sempre de superior qualidade.
A variedade de peças pode tornar-se confusa quando se faz o upgrade de um modelo com muitas opções disponíveis e nem tudo irá caber em conjunto correctamente. Este artigo destina-se a clarificar como escolher as melhores peças para a sua espingarda da série Tokyo Marui VSR-10.
Um pistão de vácuo (VC) é fechado quando vai para a frente, mas abre para prevenir pressão negativa num cano comprido. |
Provavelmente a primeira coisa que escolherá será a mola, assim vamos começar por aí. As molas PDI são feitas manualmente de ligas de aço cromo silício, que é o mesmo material usado nas molas de suspensão de comboios e camiões. O alto nível do material e o correcto processo de tratamento térmico faz as molas durarem muito tempo com uma potência estável. Existem dois tipos de molas específicas para a VSR e também uma série de molas tipo geral SPR.
Os diâmetros das molas são 11mm/8mm, ou 13mm/11mm. A mola 11mm/8mm é similar ao tamanho da mola original, assim se está a efectuar o upgrade só da mola (o que é bom para upgrades médios), então este tamanho pequeno é melhor. As molas VSR maiores e as séries SPR são melhores se fizer o upgrade completo com internos PDI, porque a maioria dos pistões PDI e guias de mola são construídos com as molas maiores em mente.
Como calcular a percentagem correcta para a velocidade desejada? A PDI tem um sistema baseado na energia expelida, assim uma mola 300% não significa velocidade triplicada, mas energia triplicada. No caso da série VSR-10, 100% está definido para 0.8 joules.
- Exemplo 1, mola VSR 160%: 0.8 Joules x 1.6 = 1.28 Joules -> aprox. 371 fps com uma BB 0.2g.
- Exemplo 2, mola VSR 330%: 0.8 Joules x 3.3 = 2.64 Joules -> aprox. 533 fps com uma BB 0.2g.
CILINDROS
O método de fabricação dos cilindros PDI é forjar a frio, que é como os canos das espingardas reais de sniper são produzidas. A maquinaria usada neste processo custa quase tanto como um novo carro desportivo de uma marca de topo, mas a conseguida super fina tolerância de uma centésima de milímetro faz estes cilindros os mais precisos do mercado.
O método de fabricação dos cilindros PDI é forjar a frio, que é como os canos das espingardas reais de sniper são produzidas. A maquinaria usada neste processo custa quase tanto como um novo carro desportivo de uma marca de topo, mas a conseguida super fina tolerância de uma centésima de milímetro faz estes cilindros os mais precisos do mercado.
A PDI faz dois tipos principais de cilindros para a série VSR-10: Precisão e B-UP. Cilindros regulares tem um diâmetro de 22mm, enquanto a série B-UP tem 23mm. Todas as peças dentro do cilindro tem de ser do tipo B-UP e você precisa de usar anéis especiais dentro da culatra também. É comum confundir o objectivo do Bore Up de produzir mais ar para canos longos. Apesar de ele certamente ajudar um pouco com canos longos também, o objectivo primário de aumentar o diâmetro do cilindro é melhorar a eficiência; mais velocidade com a mesma mola. A PDI também constrói uma cabeça de cilindro curta no tamanho B-UP, assim os utilizadores de canos curtos podem apreciar o benefício também.
Benefícios do gatilho V mostrados graficamente. O pistão não é empurrado para cima, assim a posição de inicio é mais estável com molas de alta potência. |
PISTÕES
Quando se trata de pistões, a PDI tem uma série de diferentes desenhos para diferentes objectivos. Como explicado no tema CILINDROS, você precisa de escolher entre o tamanho normal ou B-UP primeiro. Também alguns pistões tem um diâmetro menor para molas 11mm/8mm, assim lembre-se disso também. Muitos pistões são para molas 13mm/11mm. Depois de escolher o tamanho correcto, é uma questão de força estrutural de acordo com o nível de potência: os Barikaru são os pistões mais ligeiros e não devem ser usados com molas ultra fortes. Estes pistões são a opção mais leve quando precisa da melhor precisão, porque eliminam muitas das vibrações da aceleração do pistão e paragem. Então vem os pistões de alumínio com cortes neles e finalmente os incluídos pistões.
Existem duas principais cabeças de pistões: Vacuum (VC) e Hard (HD). O pistão Hard proporciona uma selagem todo o tempo, assim não precisa de ser explicado. Ambas as cabeças de pistão são preparadas para proporcionar uma selagem apertada na deslocação para a frente sem fricção desnecessária.
O pistão Vacuum tem um buraco no meio da cabeça do pistão, com uma pequena bola de borracha dentro. A necessidade disto surge se estiver a usar um cano longo: quando o pistão empurra todo o ar para fora do cilindro mas a BB ainda está no cano, a queda de pressão pode reduzir a velocidade. O desenho ventilado PDI permite ao ar entrar no cano para eliminar a pressão negativa. Veja o diagrama para uma visão corte do desenho.
GUIAS DE MOLAS
Você poderá pensar que não há muito num guia de mola e apenas um ou dois tipos seriam suficientes, certo? Bem, o guia da mola ele próprio é uma simples peça, mas tem de encaixar no resto das peças por isso escolha-o cuidadosamente! Aqui estão as variáveis que afectam a escolha:
- Guia de mola de 7mm ou 9mm para molas de 11/8mm ou 13/11 respectivamente
- Guia de mola normal ou B-UP para combinar com o tamanho do cilindro
- Tipo VC ou HD. (VC é mais curto para criar espaço para a ventilação da cabeça do pistão; também trabalha com outros pistões.)
Sim, é o que nós dissemos quando ouvimos a primeira vez sobre isto. É um tratamento especial da face do aço, executado num incrível banho de sal de nitrato a baixa temperatura. Ele deixa uma excelente cor preta na peça e proporciona uma alta resistência da face para reduzir a fricção. É muito mais resistente aos riscos comparado com as faces em teflon!
Algumas peças PDI para as definições da VSR-10. Spot do pistão ultra-leve Barikaru, Palsonite cilindro e pistão super forte entre outros. |
Quando a tensão da mola fica alta, pode haver efeitos surpreendentes. O sistema ‘sear’ original da VSR foi desenhado para providenciar um leve e nítido puxar do gatilho e muitas peças PDI seguem essa ideia. O primeiro e segundo ‘sear’ estão disponíveis – CNC maquinado de aço carbónico - mas para os mais altos níveis de potência a PDI redesenhou os ângulos para prevenir a traseira do pistão de empurrar para cima contra a face do cilindro. O gatilho V vem com um conveniente fim do pistão para caber em cilindros regulares e B-UP.
RedWolf Airsoft
2 comentários:
estou precisando de gatilho tenho uma r 700 um clone da vsr10 e meu gatilho nao esta mais segurando a presao da mola onde consigo gatilho
Olá amigo , gostaria de saber como adquirir seus produtos .
Obrigado
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