quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Muito ou ainda mais? A resolução!

Praticamente não à nenhum outro aspecto da fotografia digital que origine tanto debate como a importância da “resolução”. Ainda que ele seja justificável em certa medida, também é comparável ao desejo dos automobilistas de dispor da máxima potência possível, apesar da congestão crónica do tráfego...

Para compreender este termo, à que recordar qual é a estrutura de uma foto digital. Consta de elementos conhecidos como “píxels”, que são as partes mais pequenas de uma imagem deste tipo. A foto digital obtém-se juntando um número imenso destes píxels como num mosaico, ou melhor como uma folha de papel quadriculado em que se preenchem destes quadradinhos com um lápis para obter uma imagem reconhecível desde certa distância.

O sensor CCD e os píxels

A resolução de uma “imagem em papel quadriculado” como esta é igual ao número de quadradinhos que contém a folha. Algo parecido ocorre com as câmaras digitais: com ajuda de uma quantidade enorme de diminutos fotodiodos fotosensiveis, conhecidos como elementos CCD, desagregam a imagem captada pela objectiva em milhões de “quadradinhos coloridos” individuais (quer dizer, a deixam “resolvidas” em píxels) e os guardam para os apresentar nos seus monitores LCD ou para os transferir para um computador.

Quanto maior seja o número de fotodiodos que integram o sensor de uma câmara digital, maior será a sua resolução. Nos dados técnicos, esta resolução expressa-se pelo número exacto de píxels (por exemplo, 2.048 x 1.536 píxels) ou bem, para simplificar, em milhões de píxels. No calão informático, um milhão indica-se como um “mega”.

Então o que é uma "câmara de 3 megapíxels”?

Uma vez que abrimos passo através de toda esta linguagem técnica, sabemos já que uma câmara de 3 megapíxels é um modelo cujo sensor de gravação contém aproximadamente três milhões de fotodiodos ou píxels, geralmente 2.048 píxels na horizontal por 1.536 píxels na vertical. Se multiplicarmos estes valores, obtém-se o número mágico (exactamente 3.145.728). Na prática, isto significa sensivelmente que a câmara pode converter qualquer motivo ao qual se dirija a objectiva, seja a Torre Eiffel ou uma joaninha, num mosaico formado por 3,1 milhões de células.

Se fotografarmos um motivo como este com uma câmara de 3 megapíxels...
...esta resolução permite apreciar inclusive os pequenos detalhes.

A resolução: dados fundamentais

Quantos mais píxels tem uma câmara, maior é a sua capacidade para reproduzir até os mais pequenos detalhes e estruturas. É como comparar um mosaico de muitas células pequenas com outro formado por umas poucas células grandes. Não obstante, nem sempre é preciso utilizar a máxima resolução.

A resolução (= número de píxels numa foto digital) não diz tanto da qualidade da imagem como do tamanho que pode ter a cópia impressa em papel.

Quanto maior seja a resolução, maior será o arquivo da imagem e menor o número de imagens que poderá armazenar no cartão de memória.

Convém saber que: ainda que se disponha de uma câmara digital de alta resolução, nem sempre é preciso tirar fotos à “máxima capacidade”. Quase todas as câmaras permitem variar a resolução para cada disparo, de modo que é possível fazer fotos de pequena resolução inclusive com uma câmara de 5 megapíxels.

Norma empírica: Uma resolução de 2 megapíxels pode ser perfeitamente adequada para uma página web, para enviar por correio electrónico ou para obter uma cópia em papel no formato standard de 10 x 15 cm. A resolução pode ser um pouco maior para os formatos de cópia de maior tamanho ou para realizar ampliações selectivas: neste caso será muito útil dispor de uma resolução de 3, 4 ou 5 megapíxels, segundo as necessidades individuais.

Sem comentários: