sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Prestações: dados das objectivas

Além do sensor CCD, a lente é um componente das câmaras digitais que, supostamente, tem também grande importância para obter fotos de alta qualidade. As câmaras digitais mais simples tem uma distância focal fixa que não permite mudar a zona fotografada. As câmaras com uma objectiva zoom de 3x se estabeleceram na gama média. A sua distância focal oscila quase sempre entre os 38 e os 114 milímetros, quer dizer, desde uma certa panorâmica (para fotos em interiores) até uma ligeira telefoto para retratos e fotografia desportiva. Em consequência, trata-se de uma solução adequada para quase todas as situações que se apresentam na fotografia quotidiana. 
Zoom digital

Os principiantes costumam sentir-se confundidos pelo termo “zoom digital”. Trata-se de uma função electrónica que amplia uma secção da foto para simular o efeito telefoto. Mas há que ter cuidado: a câmara digital só grava uma determinada zona dos pixels capturados para ampliá-la depois. O resultado é que se reduz a resolução da fotografia. Este método é idêntico à função de ampliação selectiva que incorporam programas de fotoedição: neste caso, também se gravam partes da foto que se extrapolam para um formato de imagem de maior tamanho. Não obstante, este não é precisamente bom para a qualidade da imagem, já que este processo não adiciona nenhum dos detalhes que se revelariam se se tirasse a fotografia com uma verdadeira objectiva zoom.

Monitor LCD

Muitos fotógrafos baseiam a sua decisão de compra de uma câmara digital numa característica determinada: o monitor LCD. Este elemento permite ver e analisar as fotos realizadas de forma imediata. As fotografias que saem mal podem apagar-se de imediato para deixar espaço para outras.
Quase todas as câmaras digitais são capazes de reproduzir a imagem que capta o visor no monitor LCD. Se trata de uma prestação particularmente útil, porque significa que não há que manter a câmara pregada ao olho e se podem tirar fotos de perspectivas pouco habituais. Isto é particularmente o caso dos modelos que dispõe de um monitor LCD móvel, já que se pode controlar facilmente a imagem que se deseja obter ao nível do solo ou acima da cabeça.

O ecrã de controlo, senão como meio para realizar os ajustes básicos da câmara. Com ajuda de um menu e as teclas de cursor, o fotógrafo pode estabelecer a resolução, o grau de compressão e parâmetros similares.

Sem comentários: