Esta é uma outra responsabilidade educativa do acampamento, e não a menor! A preocupação ecológica traduz-se, primeiro, pelo respeito das leis e regulamentos em vigor. É da competência dos adultos responsáveis conhecer as leis e regulamentos em matéria ambiental que se aplicam nos locais onde se vai desenrolar o acampamento. Pode-se fazer fogueiras? Cavar buracos? Tomar banho? Onde colocar os lixos? Os regulamentos podem ser de um município, de um parque, de uma base ao ar livre, dum parque de campismo… Estes regulamentos deverão ser afixados e explicados às crianças/jovens.
Em segundo lugar, todos os agrupamentos/unidades deveriam munir-se da sua própria regulamentação interna referente à protecção do ambiente. Alguns exemplos de disposições.
Em segundo lugar, todos os agrupamentos/unidades deveriam munir-se da sua própria regulamentação interna referente à protecção do ambiente. Alguns exemplos de disposições.
- Deixam-se as flores e as plantas onde estão; apanhando uma flor estamos a impedir a planta de se reproduzir e de fazer outras flores.
- Em caminhadas no campo, juntar todo o lixo produzido.
- As árvores devem ser cuidadas; Quando pregamos pregos, tiramos a casca, cravamos o nome, estamos a feri-la.
- Os animais selvagens devem alimentar-se por eles próprios. Ao se alimentar um animal selvagem, está-se-lhe a causar dependência (poderá vir a ter mais dificuldade em se alimentar sozinho) e arrisca-se a morrer ou a tornar-se nocivo ou perigoso a longo prazo.
- Tapam-se os buracos que se cavaram.
- Apanham-se todos os objectos que se encontram atirados na natureza.
Outras disposições aplicam-se ao equipamento: as machadas e as facas de caça devem ser interditas, os mata-moscas em aerossol serão substituídos por produtos ecológicos líquidos ou em pomada, a utilização de candeeiro a petróleo estará interdito e juntar-se-ão as pilhas gastas para se depositarem num centro de recuperação de lixos perigosos.
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