quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Considerações úteis na focagem

  • Para focar com autofoco, escolher o método de focagem (manual ou automático) e premir até meio o disparador. Uma vez premido até meio podemos recompor a cena, mas cuidado porque ao premir o botão até meio também teremos medido a luz, e se esta muda ao recompor a cena podemos mudar consideravelmente a exposição.
  • Olho o foco e logo de seguida mudo a distância focal (zoom) porque ao mudar a distância focal perde-se a focagem ligeiramente. Focar deve ser o último ajuste que fazemos antes de disparar. 
  • Há uma técnica que consiste em focar automaticamente com a câmara e uma vez focado passar a modo manual para que no instante da foto a câmara não se ponha a focar e possamos perder a foto. Esta técnica utiliza-se por exemplo em fotografia nocturna, onde ao não haver luz a câmara não é capaz de focar. Utiliza-se uma lanterna para iluminar onde queremos focar, se foca e passa-se a manual. Também se utiliza em fotografia de circuitos onde podemos focar ao solo por onde vai passar um carro e assim quando este passe já teremos focado à distância e asseguramos não perder a foto. Como vedes o seu uso é muito específico, mas em muitas ocasiões torna-se muito útil. Só há que ter em conta que não se deve variar a posição da câmara ao sujeito uma vez focado.
 
  • Em casos de pouca luz a câmara não pode focar correctamente. Para isso a maioria das câmaras dispõe de um sistema de ajuda à focagem, bem como infravermelhos ou com flash. Ao ajudar com o flash para a focagem teremos em conta que o flash também sairá na foto e isso pode variar como queremos tirar a foto.
  • Em casos de tentar focar zonas sem textura a câmara poderia não conseguir focar, já que o sistema de focagem utiliza contrastes nas margens. Por isso recomenda-se fazer coincidir o ponto de focagem com zonas contrastadas ou texturadas (as pestanas, a barba, uma dobra de roupa, uma moldura de uma janela, etc). Evitaremos as zonas planas sem textura nem contraste. Na foto seguinte focou-se no insecto porque este tinha muita textura e era ao fim e ao cabo o sujeito da foto.
 

Sem comentários: