sábado, 12 de novembro de 2011

Como... Fotografar flores

A Primavera é perfeita para fotografar em exteriores. Revelamos-lhe formas simples e criativas de registar flores, num campo ou jardim perto de si.

Agora que o tempo melhorou e os dias são maiores, é natural que tenha vontade de pegar na sua câmara, sair de casa e começar a fotografar.

A luz desta altura do ano enriquece os cenários e proporciona excelentes oportunidades para captar a natureza no seu melhor. A fotografia de paisagens sai privilegiada, mas este é também o momento certo para aperfeiçoar o registo de flores. Quer prefira planos fechados magníficos, quer paisagens impressionantes salpicadas de cor, há muitos assuntos florais por onde escolher - esteja atento a narcisos amarelos, dentes-de-leão, crocos ou flor de açafrão, campainhas, entre outras espécies que poderá encontrar no campo ou em jardins.

Nas próximas páginas, vamos partilhar consigo algumas fotografias captadas perante um manto de campânulas brancas e explicar as técnicas que pode usar para obter os melhores resultados. Depois de dominar os conceitos de enquadramento, profundidade de campo, exposição, foco e iluminação com flash que aqui partilhamos, resta-lhe sair de casa e voltar com magníficas fotos de flores.
A exposição correcta
Para obter os melhores resultados terá de saber medir a luz da cena, usando a fotometria da câmara.

Fotografar grandes áreas cobertas de flores pode confundir até os fotómetros mais avançados. Para além disso, é comum que surjam dominantes de cor indesejadas e problemas de equilíbrio de brancos causados pelos tons vibrantes de flores como papoilas, rainúnculos amarelos, campainhas, entre outras com cores fortes.

No exemplo aqui apresentado, o objectivo era preencher o enquadramento com campânulas brancas, mas o fotómetro da câmara foi "enganado" pela mistura de cores e tons, e as imagens resultantes ficaram sobreexpostas devido à forte luminosidade.

Para obter a exposição certa e captar o máximo de detalhes nas flores, usamos o modo de medição da exposição Matricial, que faz a leitura geral da cena. Depois de fotografar verificamos o histograma no LCD da câmara e utilizamos uma compensação negativa da exposição (-1 EV), para escurecer a foto e registar o máximo de detalhes nas altas luzes.  

Uma simples compensação da exposição (+/-E.V) pode fazer toda a diferença nas suas fotos. Utilize-a para garantir a captura do máximo de detalhes numa cena.
Equipamento
Câmara reflex e objectivas
 
A sua câmara reflex deve ser complementada com um bom conjunto de objectivas: 60 mm macro, zoom de 70-200 mm para isolar as flores e de 24-70 mm para captar planos abertos do cenário. Leve também uma objectiva luminosa, como por exemplo 85 mm f/1.4 para obter profundidades de campo reduzidas.
 
Tripé
 
Essencial para evitar imagens tremidas, provocadas por oscilações da câmara ou por velocidades de obturação lentas. Mesmo com o tripé, uma velocidade de obturação de 1/15 de segundo pode ser problemática, devido ao movimento das flores, por isso, escolha a mais rápida possível.
 
Cabo disparador
 
Com exposições longas, o ideal é utilizar um cabo disparador. Dessa forma, não terá de tocar na câmara para disparar e irá obter fotos totalmente nítidas, com aspecto profissional.
in O Mundo da Fotografia Digital - Junho 2010

Sem comentários: