sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Desempenho

Como se disse no início deste tópico, a maioria das inovações trazidas pelo Pentium 4 visam diminuir a queda de performance causada pelo uso do Pipeline de 20 estágios. Este é o grande problema do Pentium 4: apesar de estar disponível em versões de relógio velozes, o processador perde tanto para o Pentium III quanto para o Athlon em uma base relógio por relógio em praticamente todos as aplicações.

É preciso um Pentium 4 de 1.4 GHz para conseguir superar o Pentium 3 de apenas 1 GHz por uma margem considerável, e mesmo assim, em algumas poucas aplicações o Pentium 4, mesmo operando a uma frequência 40% superior chega a ficar muito próximo do seu antecessor.
Comparado com um Athlon de 1.2 GHz, novos vexames: mesmo operando a uma frequência 200 MHz superior, o Pentium 4 de 1.4 GHz, perde na maioria das aplicações. Na verdade, as únicas aplicações da época em que o Pentium 4 mostrou um desempenho convincente foi no Quake 3 (apenas no Quake 3, não em outros jogos) e na compressão de vídeo.

No futuro este cenário continuou repetindo-se, pois devido à sua arquitectura, o Pentium só consegue superar os Athlons e Pentiums III (ou Celerons, que ainda continuaram sendo produzidos durante algum tempo) numa base relógio por relógio em aplicações extremamente optimizadas para o SSE2, ou em aplicações que sejam muito dependentes da velocidade de acesso à memória, como as aplicações de compressão de vídeo e jogos que manipulem uma quantidade muito grande de texturas, com o Quake 3, já que graças ao uso de dois canais de memória Rambus, o Pentium 4 é o campeão neste requisito.
Como se disse, a arquitectura do Pentium foi claramente desenvolvida para operar a altas frequências, e não necessariamente para competir com processadores do mesmo relógio. Isto significa que o Pentium 4 sempre operará a frequências superiores às dos concorrentes, mas não necessariamente os superará em desempenho. O pior é que a estratégia pode dar certo já que ainda hoje muita gente acredita que “quanto mais Megahertz, mais rápido”.

Para não ficar para trás, a AMD adoptou um índice de desempenho a partir do Athlon XP, que compara o desempenho do processador ao alcançado pelo Pentium 4. Um Athlon XP 1800 por exemplo, opera a apenas 1.533 GHz, mas tem, segundo a AMD, um desempenho igual ou superior a um Pentium 4 de 1.8 GHz.

in Manual de Hardware Completo
de Carlos E Marimoto

Sem comentários: