sábado, 5 de novembro de 2011

Efeitos de movimento

Flash à segunda cortina é uma definição na sua câmara que "comunica" ao flash para disparar no fim da exposição e não no inicio. Esta técnica é relativamente fácil de dominar e pode ser usada para dar às suas fotos de acção uma magnifica sensação de movimento e energia. Pode ser um pouco complicado, mas após adquirir alguma prática vai conseguir obter o efeito que pretende.

Normalmente, a onda de luz do flash é mais rápida do que a velocidade do obturador da câmara - por exemplo, o Nikon SB900 tem uma velocidade de flash de 1/880 seg. a potência máxima. Se a velocidade do obturador da câmara estiver definida para 1/60 seg. e o flash disparar, vai parecer que ambas as acções ocorrem ao mesmo tempo, mas a verdade é que o flash é uma especie de exposição super-rápida dentro da exposição de 1/60 seg. mais lenta.

Não pare de se mexer 
A predefinição na maioria das reflex digitais especifica o disparo do flash no início da exposição, o que se adequa à maior parte dos casos. Se estiver numa situação em que utiliza uma velocidade de obturação mais lenta, como 0,5 seg., o disparo do flash vai ocorrer durante a longa exposição.

Caso fotografe um assunto em movimento e queira combinar técnicas de panning de exposição longa com flash, reparará que o disparo do flash no início da exposição congelará o assunto, e que o movimento subsequente será captado em sobreposição no que resta da exposição. Este congelamento da acção antes do movimento pode dar a sensação de que o assunto se está a movimentar para trás, ao longo do enquadramento. A solução?

Defina o disparo do flash para o fim da longa exposição (a segunda cortina) para congelar a acção e captar o movimento criado pelo tempo de exposição. Assim, criará uma foto mais dinâmica e recheada de acção.
in O Mundo da Fotografia Digital - Junho 2010

Sem comentários: