sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Instalação do Processador

Nas motherboard socket 423, onde o encaixe do processador é muito grande e o cooler bastante pesado, o cooler do processador é preso através de dois encaixes aparafusados directamente à chapa, através de 4 orifícios na motherboard. 
Orifícios na chapa
O problema aqui é que nem todas as caixas possuem os 4 furos necessários para instalar os  suportes.

Estes suportes tornam-se necessários devido à monstruosidade que são os coolers para Pentium 4, o cooler original da Intel, que acompanha os processadores Boxed por exemplo pesa quase meio quilo!. 

Uma novidade bem vinda é que o Pentium 4 trás de volta a chapinha metálica sobre o processador, o que acaba com os problemas de quebras no processador ao ser instalado o cooler, como vem acontecendo com alguns processadores Pentium III, Celeron, Duron e Athlon, em formato socket, onde temos a parte inferior do waffer de silício onde é construído o processador (que é bastante frágil) directamente exposta. Nos Pentium 4 com core Northwood, muda o formato do processador, mas a protecção de metal continua presente.
Pentium 4 com core Willamette
Juntamente com o Pentium 4, A Intel lançou também um padrão de fontes de alimentação, o ATX 2.03. O problema neste caso é que o Pentium 4 consome uma quantidade muito grande de electricidade. O padrão consiste em fontes que comprovadamente podem suportar esta exigência, e como garantia futura, as novas fontes trazem um novo conector de 12 volts. Este conector é ligado directamente a motherboard visando aumentar o fornecimento eléctrico para o processador.
in Manual de Hardware Completo
de Carlos E Marimoto
Novo conector da fonte

Sem comentários: