terça-feira, 27 de maio de 2008

Acampamentos e saídas

Mesmo que ao longo do ano não sejam numerosos, os acampamentos e as saídas têm sempre um lugar importante na vida de uma unidade escutista. É este o enquadramento que favorece a aplicação do Programa Educativo. Os acampamentos inserem-se assim num conjunto orientado, em torno dos objectivos do desenvolvimento do escutismo, que apelam constantemente ao método escutista. Estes enquadramentos permitem, nomeadamente às crianças/jovens, fazer experiências e adquirir aprendizagens que seriam impossíveis de realizar no local ou no quadro das reuniões habituais.
Na maior parte das vezes, dever-se-á prever a actividade com várias semanas, senão mesmo meses de antecedência, por questões materiais e financeiras. Segundo as idades, as crianças/jovens estarão mais ou menos associados à preparação e com mais ou menos antecedência. Para o grupo etário dos 7-8 anos e 9-11 anos, é preciso recordar que estas crianças funcionam pelo imediato, em função de finalidades concretas e próximas e que o seu interesse se dilui seriamente se o objectivo for demasiado longínquo. 
Acampamentos e saídas constituem, por outro lado, conjuntos de actividades importantes pela sua duração, o seu custo, os preparativos e a mudança que causam na maior parte dos jovens. É também um meio extraordinário para os adultos conhecerem os jovens e de os ajudarem realmente a progredir, bem como de os levar a viverem experiências novas.
 

Sem comentários: