sexta-feira, 9 de maio de 2008

Escolhendo os outros periféricos

Existem basicamente 4 determinantes de desempenho num microcomputador: o processador, a quantidade de memória RAM, a velocidade do disco rígido e a placa de vídeo. A importância de cada um varia de acordo com a utilização do microcomputador.

Memória RAM

Se o microcomputador possui pouca memória RAM, o processador terá que usar o disco rígido para guardar os dados que deveriam ser armazenados na memória, tornando o sistema extremamente lento. Por outro lado, instalar mais memória do que o necessário será apenas um desperdício, pois não tornará o sistema mais rápido.

Notará que é preciso instalar mais memória quando o microcomputador começar a ficar lento e a aceder intermitentemente ao disco rígido em momentos de actividade mais intensa.

Se o utilizador trabalha apenas com aplicativos mais leves, como Word, Excel, Internet e não costuma abrir mais de um programa ao mesmo tempo, 256 MB podem ser suficientes, apesar de 512 ser o ideal.
Se, por outro lado, são usados programas mais pesados ou se são abertos vários programas ao mesmo tempo, então o mínimo seria 512 e o ideal 1 GB.

Caso o microcomputador se destine ao processamento de imagens, vídeo ou edição, então devem ser usados pelo menos 512 MB. Dependendo do tamanho dos arquivos a serem processados, o ideal pode subir para 1 GB ou mesmo 2 GB.

Hoje em dia os módulos de memória DDR (os usados na maioria dos PC's actuais) estão muito baratos, por isso não vale mais a pena economizar em memória RAM. Mesmo que o PC se destine a aplicativos leves, instale logo 512 MB ou mesmo 1 GB. É melhor pecar pelo excesso do que pela falta.

Com mais memória o PC se manterá rápido por mais tempo. Não se esqueça que os programas ficarão cada vez mais pesados com o passar do tempo. O que hoje pode até ser um desperdício, amanhã será requisito mínimo para muitos sistemas.

A instalação de mais memória pode dar um novo ânimo a um microcomputador mais antigo, principalmente se o microcomputador possui apenas 128 ou 256 MB. Mas não exagere, pois mesmo com muita memória será difícil rodar programas mais pesados devido à fragilidade do conjunto. O ideal seriam 128 MB em microcomputadores Pentium III e de 256 a 512 MB em microcomputadores Pentium IV ou AMD de 1000 a 3000 GHz.

Sem comentários: