sexta-feira, 16 de maio de 2008

A revelação

O primeiro processo no laboratório é o processo de revelação. Este tem por fim conseguir que a imagem latente que temos no negativo (e que é o resultado da captura realizada com a câmara) se converte em uma imagem permanente e possa ser reproduzida em papel. A película fotográfica é formada por uma emulsão sensível à luz, na qual ficou fixada a imagem que capturamos com a câmara. O processo de revelação tem por fim, por um lado, fazer visível esta imagem e, por outra, eliminar a sensibilidade à luz da película para poder utilizá-la com a luz ambiente. Para ele são necessários os seguintes passos:
  1. revelação
  2. paragem
  3. fixação
  4. lavagem
  5. humidificação
  6. secagem
Os primeiros passos da revelação realizam-se quando a película está ainda sensível à luz. Devido a isso, é necessário introduzir a película num tanque vedado à luz, que permite levar a cabo o processo sem velar a película. A película introduz-se numas espirais totalmente às escuras; posteriormente, estas espirais introduzir-se-ão no tanque. Ao fechar o tanque poder-se-á acender a luz para trabalhar. 
No laboratório fotográfico trabalha-se com compostos químicos que reaccionam com a película e o papel fotográfico. Estas reacções químicas requerem umas concentrações de determinados compostos e uns tempos de reacção que são sensíveis à temperatura.
 
Os compostos químicos com que trabalharemos muitas vezes vem concentrados e será necessário obter soluções de trabalho diluídas. Estas obtém-se misturando água e o composto concentrado nas proporções que indica o fabricante do produto. Assim, por exemplo, o revelador Kodak T-Max utiliza-se normalmente numa diluição 1+4, que significa que deveremos misturar uma parte de revelador concentrado por cada quatro de água. 
Além disso, o tempo de reacção do composto químico depende da temperatura a que se está trabalhando. Esta relação entre tempo e temperatura vem detalhada na documentação proporcionada pelo fabricante. Geralmente, no laboratório de branco e preto costumam-se utilizar os compostos químicos a uma temperatura de 20 graus centígrados. 
Devemos ser muito cuidadosos em todos os processos da revelação, já que qualquer erro reflectir-se-á na qualidade final do negativo.

Sem comentários: