quarta-feira, 21 de maio de 2008

Sabia que contribui para o calor, a baixa humidade relativa do ar, os ventos fortes, as chuvas fortes e os raios sem chuva?

E QUE PODE AJUDAR A DIMINUIR ESSAS DESGRAÇAS DO CLIMA? II

O calor em geral reduz a humidade relativa do ar, além de trazer transtornos à saúde (Marto, 2005), tais como sangramentos pelo nariz, ressecamento de mucosas e queda de pressão arterial, e ainda aumenta os riscos de incêndio. As plantas e os resíduos vegetais ressecam e queimam mais facilmente.

Deve ser lembrado que o controle do calor é estratégico, pois temperaturas altas favorecem a proliferação de vectores de doenças (dengue, malária, febre amarela, hantavírus e muitos outros agentes infecciosos que se instalam em seres humanos fragilizados, com mucosas ressecadas), de bacterioses e de micoses e, em especial, de vectores como insectos (pernilongos, baratas, formigas e moscas), aumentando a viabilidade de seus ovos, a velocidade de eclosão, a longevidade dos adultos e a duração da sua fase reprodutiva.
Infelizmente, o impacto dos seus actos não ficou só no corte das árvores, na retirada da relva e na impermeabilização do solo do seu terreno. Como vimos, há uma série de outras consequências.

Volto a perguntar, o que aquece mais: um relvado ou um piso cimentado? Chão coberto for folhas ou terra nua, descoberta e compactada e encrostada pela chuva e pelo pisoteio? Esse chão mais quente aquece mais o ar (com o máximo de calor lá pelas três horas da tarde, ao sol); o ar quando quente começa a subir, formando as térmicas. As térmicas formam redemoinhos e sustentam objectos voadores. Mas essas térmicas, que se formam porque os cidadãos tiveram a boa ideia de acabar com as áreas verdes e as árvores (que, ao fazer sombra sobre a calçada e sobre o asfalto da rua, impediam que a calçada e a rua esquentassem e emitissem calor), ao se juntarem (do seu lote mais dos vizinhos) e se tornarem muito fortes, não deixam que as chuvas mansas se consigam precipitar.

Quanto mais calor, quanto mais fortes forem as térmicas, tanto mais pesadas e tanto mais negras necessitam ser as nuvens para cair. Muitas vezes parece que a noite chegou de tão escuras que estão as nuvens e em vez de água caem raios (ficou até perigoso jogar às cartas na praça), e não chove. Quando chove, é aquele aguaceiro de até 150 mm em vinte minutos.

O calor em excesso chega a amolecer o asfalto não protegido (não sombreado), que os veículos pesados danificam, facilitando a abertura de crateras pelas chuvas fortes e trazendo stress e prejuízos para todos.

Ainda não termina aí! Já reparou que entre 9 e 10h da manhã, conforme vai aquecendo a terra, a calçada ou o asfalto, começa a soprar uma brisa, que fica mais forte entre 15 e 16h, arrastando folhas e lixo? O mais incrível, a brisa arrasta as folhas secas sob as árvores da calçada do vizinho para o seu lado da rua, que não tem árvores!

Por que acontece isso? O chão que aquece, aquece o ar sobre ele; esse ar quente sobe, constituindo as térmicas. No lugar do ar quente que subiu vem ar mais fresco (por exemplo, aquele sob as árvores) para ocupar o lugar; isso constitui as brisas e o vento, conforme a intensidade. Isso ocorre durante o dia!
Durante a noite ou de manhã, as áreas verdes (ou os corpos de água, como lagoas, represas ou mares) estão mais quentes porque demoram a esfriar, e as áreas de terra nua ou de piso cimentado ou de rochas esfriam rapidamente, de maneira que as brisas vão da calçada sem árvores para a calçada com árvores, da praia para o mar ou da cidade para a mata. Isso é o que se vê no nível do solo. Em altitudes de 300 a 1000 m a direcção da brisa ou do vento é contrária, ou seja, de noite a brisa ou o vento vem da mata ou do canavial para a cidade.

Isso explica a montanha de cinzas no quintal sem área verde ou no piso cimentado. Se a cidade tivesse mais áreas verdes, se cada casa tivesse suas árvores, isso não aconteceria.

Uma curiosidade: Numa casa que tem tecto verde – com plantas crescendo no telhado, enquanto a temperatura externa, durante o dia, é de 34ºC, dentro de casa fica em 24ºC; e, durante a noite, do lado de fora esfria para 12,7ºC, e dentro de casa fica em 19ºC.

Já fizeram o cálculo da amplitude térmica? De 21,3ºC do lado de fora e de 5ºC dentro da casa.

Com todo esse conhecimento, você poderia explicar porque uma área verde, tem um ar péssimo para se fazer exercícios aeróbicos, à tarde ou ao entardecer? Dá para explicar? A partir das 9h30, em dia ensolarado, as superfícies secas começam a aquecer e a gerar térmicas, e as áreas verdes com ar menos quente constituem vácuos, que atraem toda sujeira lançada para o alto pelas térmicas, como fumaça e gases de veículos (inclusive ozónio nocivo), poeira, etc.
Assim, é aconselhável passear em áreas verdes e em praças antes das 10h da manhã, se a cidade estiver lançando muitos poluentes para o alto.

Entendeu? Percebeu agora porque também influencia o clima da sua casa, da sua empresa, da sua cidade, da sua região e do mundo? O que poderia fazer em sua casa, em seu terreno, em sua rua, em sua comunidade para reduzir a emissão de calor e evitar a produção de térmicas e de ventos em sua casa, em seu bairro, em nossa cidade, em nosso município, em nosso País e em nosso mundo? E o que pode fazer para sensibilizar os familiares e os colegas da empresa e da comunidade para colaborar neste movimento contra o aquecimento global? Se tiver ideias ou já estiver fazendo algo, divulgue, discuta em sua comunidade. Não se omita!

Sem comentários: