sexta-feira, 2 de maio de 2008

O obturador

O obturador abre-se para expor a película à luz. Podemos regular a quantidade de tempo em que se encontra aberto, controlando assim a quantidade de luz que chega à película.
A velocidade de obturação mede-se em fracções de segundo, sendo valores típicos... 2, 4, 8, 15, 30, 60, 125, 250... Um valor de 15 indica que o obturador estará aberto 1/15 de segundo. Observe-se que tal como o diafragma, de um valor ao outro a quantidade de luz, que deixamos passar, passará a ser o dobro ou a metade. Obviamente além de regular a quantidade de luz que chega, o tempo que temos aberto o obturador permitir-nos-á captar o movimento de forma diferente. Uma velocidade de obturação alta (o obturador está aberto pouco tempo), por exemplo 250, permite congelar movimentos rápidos. Sem dúvida, com uma velocidade lenta os movimentos ficam registados na película, obtendo-se imagens tremidas.
 
Velocidade de obturação e movimento
Quando fotografamos segurando a câmara com a mão, há que ter cuidado para que elas não saíam tremidas. Quanto menor seja a velocidade de obturação, maior é a probabilidade de que a foto saía tremida. Para ter a certeza de que a fotografia não sairá tremida deve empregar-se uma velocidade de obturação superior à da longitude focal da objectiva que se está utilizando. Por exemplo, se utilizamos uma objectiva de 50mm, devemos utilizar uma velocidade de obturação de 1/60 ou superior.

Sem comentários: