terça-feira, 6 de maio de 2008

Do indivíduo à sociedade

No escutismo, tudo começa no indivíduo. Além disso, o objectivo educativo do movimento é assegurar o desenvolvimento global do ser humano (físico, intelectual, emocional, social e espiritual). Este método compreende as dimensões sociais, culturais, económicas, geográficas e políticas. 
Poder-se-ia mesmo concluir que o escutismo começou a pôr em prática o princípio da boa governação muito antes desta terminologia ser conhecida. Como vimos, o método educativo do escutismo baseia-se nas regras da democracia e na aproximação participativa dos processos de decisão. Em termos de educação, um dos objectivos do escutismo é de suscitar uma tomada de consciência global da cidadania. 
É esta capacidade de colocar os jovens em situações reais de decisão que digam respeito às suas actividades e às acções a desenvolver, ao assumir as responsabilidades, que lhes permite tomar consciência da vida real. As mudanças sociais não podem se podem produzir sem uma tomada de consciência das necessidades e nenhum desenvolvimento humano é possível sem que haja indivíduos empenhados que se responsabilizem por o provocar. 
Esperamos que o enorme potencial do nosso movimento no seio de uma sociedade em plena evolução seja, doravante, mais clara. Este potencial começa pelo indivíduo, passa pela Promessa e Lei do Escuta e visa directamente as associações da Organização mundial no quadro da nossa missão.

Sem comentários: