sábado, 31 de maio de 2008

Procissão das Rosas

Realizou-se hoje em Grândola a Procissão das Rosas, com a imagem de Nossa Senhora de Penha, cuja cerimónia foi presidida por D. António Vitalino, Bispo de Beja, contando com a presença de muitos paroquianos, entre os quais o Dr. Carlos Beato, Presidente da Câmara de Grândola, o que mereceu uma referência de D. António Vitalino, por considerar relevante a presença do representante autárquico, num acto religioso tão relevante na comunidade local. 
Um tradição ancestral grandolense, integrada nas festividades de Nossa Senhora da Penha, imagem venerada numa ermida construída no inicio do século XVIII, forrada com painéis de azulejos azuis e brancos e, na capela-mor, de azulejos historiados, situada num dos cumes da serra de Grândola a 248 metros de altitude. 
As festividades de Nossa Senhora da Penha decorrem na última semana de Maio na igreja matriz de Grândola para a qual a imagem se desloca, terminando com o regresso da mesma ao seu santuário. 
Nossa Senhora da Penha é a padroeira do concelho de Grândola, daí ser alvo de uma grande veneração da qual a Procissão das Rosas será provavelmente o seu expoente, foram inúmeras as imagens que os meus olhos registaram de pessoas lavadas em lágrimas no auge da sua devoção.

Sem comentários: